TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competencias E Profisionais

Trabalho Universitário: Competencias E Profisionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  3.894 Palavras (16 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERD

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Curso: Pedagogia

Arte, Criatividade e Recreação.

Nome: Ana Paula Sampaio de Jesus RA: 3340552415

Nome: Amanda Raquel Costa RA: 2337453115

Nome: Jessica Marília Tizzo RA: 3306514821

Nome: Roberta G. Pawlowicz RA: 2307355306.

Titulo: A Arte na Educação

Atividade Práticas Supervisionadas

(ATPS) entregue com requesito para

Conclusão da disciplina Arte, Criatividade e

Recreação ministrada pela Professora EAD

Talita Ruis

RIBEIRÃO PRETO

24/09/2013

Introdução:

A Arte expressas comunicam e atribuem sentido a sensações, sentimentos,

pensamentos e realidade por meio da organização de linhas, formas, pontos, tanto

bidimensional como tridimensional, além de volume, espaço, cor e luz na pintura, no

desenho, na escultura, na gravura, na arquitetura, nos brinquedos, bordados, entalhes etc.

O movimento, o equilíbrio, o ritmo, a harmonia, o contraste, a continuidade, a proximidade e a semelhança são atributos da criação artística. A integração entre os aspectos sensíveis, afetivos, intuitivos, estéticos e cognitivos, assim como a promoção de interação e comunicação social, conferem caráter significativo às Artes Visuais.

As Artes Visuais estão presentes no cotidiano da vida infantil. Ao rabiscar e desenhar

no chão, na areia e nos muros, ao utilizar materiais encontrados ao acaso (gravetos, pedras, carvão), ao pintar os objetos e até mesmo seu próprio corpo, a criança pode utilizar-se das Artes Visuais para expressar experiências sensíveis.

Tal como a música, as Artes Visuais são linguagens e, portanto, uma das formas

importantes de expressão e comunicação humanas, o que, por si só, justifica sua presença no contexto da educação, de um modo geral, e na educação infantil, particularmente.

Nos primeiros anos do ensino fundamental, a disciplina de artes era mais baseada em desenhos livres, onde fazíamos o que queríamos, e a professora contribuía com sua opinião. Os desenhos ainda que livres, não fugiam muito da ideia de todos os alunos, e acabavam muitos desenhos praticamente iguais. Era sempre céu, sol, flores, casas, família, animais, pessoas e escola. Fazíamos no caderno de artes mesmo (era um item na lista de material escolar), depois pintávamos e olhávamos os desenhos dos colegas da sala.

Já na segunda etapa do ensino fundamental e primeira no médio, foi falado sobre Artes Visuais, onde o objetivo era nos chamar atenção para as formas das imagens, como as figurativas, geométricas e abstratas. Éramos ensinados a analisar o ponto, a textura, a luz, a superfície e a linha das imagens. Passamos a realizar as atividades em folhas sulfites de tamanhos diferentes, muitas delas se resumiam em ligar os pontos, para que o resultado final fosse formas geométricas. Era algo repetitivo e mecânico; a professora nos conduzia para o que deveria ser feito.

Para a realização das atividades tinha algumas regras, e a professora sempre nos lembrava de que valia nota, com isso, nossa preocupação era fazer algo que ela pudesse considerar bonito.

Com exceção de uma única professora na primeira fase do ensino fundamental, que colocava música celta (sons da natureza) no início da aula, para que pudéssemos nos acalmar, não tinha na aula de artes, músicas, danças, poesia, teatro ou algo que fizéssemos discutir sensações do mundo, era sempre desenhos, tudo voltado para arte visual.

Depois de observadas as obras que os alunos faziam, as professoras corrigiam e passavam o visto e nós, os alunos, guardávamos em nossas pastas pessoais.

Assim nos todos vivenciamos as mesmas coisas na disciplina de arte.

Qual o papel da arte na educação contemporânea?

A arte deixou de ser somente o pintar, desenhar, cantar e dançar. Nos dias atuais, passamos a dar ao estudo das artes um lugar de destaque com muito mais cuidado e respeito. Antigamente professores despreparados eram colocados em salas de aulas para ministrar as aulas de artes com livros que não tinham nada haver. O aluno não recebia incentivo nenhum ou pintava ou era instruído a fazer um desenho se não cumprisse com essa obrigação do jeito que era mandado já era considerado errado.

Hoje graças a muitos estudos e a evolução da tecnologia tanto professores como alunos contam com vários meios para poderem se orientar sobre o que realmente são artes, e ainda contamos com a arte no nosso currículo escolar como disciplina obrigatória, então professores que estão se formando não vão mais entrar em uma sala de aula no escuro sem saber nada já terão visto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com