TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfílio De Gestão Por Competências

Exames: Portfílio De Gestão Por Competências. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2012  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  811 Visualizações

Página 1 de 2

Respostas

1) O local de trabalho, hoje se tornou uma fonte de estresse laboral extremo, com o resultado de mudanças tecnológicas, redução de pessoal em massa, fusões e aquisições, a sobrecarga de informações, a demanda por maior produtividade, a alta concorrência e futuro incerto.

É um problema prevalecente no local de trabalho, hoje aproximadamente um terço dos trabalhadores relatam elevados níveis de estresse, este estresse ocorre devido a uma demanda que excede a capacidade desses trabalhadores a lidar com o trabalho, rompendo seu equilíbrio psicológico.

Existem vários sintomas de estresse laboral como: Dor de cabeça, dor de estômago, problemas de sono, irritabilidade, insatisfação no trabalho, baixa moral e etc., podendo levar a sérios problemas de saúde como, distúrbios psicológicos (depressão, ansiedade, tensão emocional, fadiga, tensão), e até doenças cardiovasculares ou em casos extremos até a morte.

2) A percepção de cada um sobre os acontecimentos é o que determina a forma de sentir, agir fisicamente, se não termos conhecimento e se não percebemos algo, elas não afetarão nosso humor, pois não poderemos desenvolver ideias sobre elas. Quando temos situações, a falha de processar as informações pode manter crenças disfuncionais, pois os pensamentos imediatos que determinam como sentimos e moldarão nosso comportamento.

O condicional leva o indivíduo a muitas preocupações, preocupações que não existem ou altamente improváveis, relacionadas à saúde e a felicidade. Subestimando a capacidade de resolver problemas.

3) Estressores físicos, sociais e emocionais.

Físicos – Temperatura do ambiente, barulho, poluidores de ar, lesões físicas, substancias tóxicas, etc.

Sociais – Colegas de trabalho, chefes, clientes e outras pessoas com as quais o relacionamento represente riscos de danos morais e pessoais.

Emocionais – Medo de perder status, expectativas de fracasso e de desaprovação.

4) As consequências individuais manifestam em termos de saúde física e mental, pois o estresse pode afetar o sistema nervoso, endócrino e imunológico do organismo, podendo causas muitas doenças. Consequências essas que podem ocorrer quando se trata de situações muito prolongadas, intensas ou frequentes, ou até quando o indivíduo não goza de recursos adequados de adaptação e resistência.

5) As consequências organizacionais do estresse provem das individuais, uma vez que as organizações são compostas por pessoas, causando um significativo aumento de custos decorrentes do aumento do absenteísmo, da rotatividade, da quebra de performance dos trabalhadores, do aumento do numero de acidentes de trabalho, dos erros de produção, custo de saúde e o pagamento de indenizações por lesões relacionadas com o estresse.

Conclusão

Através das pesquisas realizadas para elaboração deste portfólio, pude observar que as mudanças que estão ocorrendo no processo de trabalho estão afetando diretamente na vida dos trabalhadores, causando males a sua saúde.

As exigências do mercado de trabalho estão impondo aos trabalhadores, levando-os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com