TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ênfase Na Competência E Nas Competitividades

Ensaios: Ênfase Na Competência E Nas Competitividades. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2012  •  290 Palavras (2 Páginas)  •  1.198 Visualizações

Página 1 de 2

Segundo Porter (1980), a identificação de várias estratégias e vantagens competitivas pode permitir com sucesso de implementação, de novas oportunidades de negócio. Essas estratégias incluem: oferecer ao consumidor superioridade através de uma diferenciação de produtos, e/ ou operar com baixos custos. Possíveis resultados como satisfação dos consumidores podem existir tanto através de baixos preços e/ ou qualidade do produto.

ênfase na competência e na competitividade

A essência da formulação de estratégia consiste em enfrentar a competição com base na vantagem competitiva. No entanto, não é fácil encarar esta última de forma muito estreita e com excesso de pessimismo. Na luta pela fatia do mercado, a competição não só se manifesta na figura dos outros participantes. Ao contrário, os clientes, as forças governamentais, os fornecedores, os entrantes em potencial e os produtos substitutos são concorrentes ativos dependendo do setor. Existem segundo PORTER (1999), cinco forças competitivas: novos entrantes, produtos ou serviços substitutos, poder de negociação dos clientes, poder de negociação dos fornecedores e os próprios concorrentes. De acordo com essas forças e dependendo de cada setor que a empresa se encontra, o estrategista formula a estratégia da organização. Por exemplo, mesmo uma empresa com forte posição em um setor, não ameaçado por entrantes em potencial, seus retornos (lucros) diminuirão se defronte com um produto substituto superior ou de custo inferior. Nesta situação, enfrentar o produto substituto se transforma prioridade estratégica número um da organização, focando todas ou quase todas suas competências e recursos nesse ponto crucial.

Estratégia competitiva é ser diferente. Significa escolher, de forma deliberada, um conjunto diferente de atividades para proporcionar um mix de valores. Significa escolher poucas, mas sólidas competências para realizar essas atividades da melhor maneira possível, a fim de dar um passo à frente na competição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com