TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competências Profissionais

Dissertações: Competências Profissionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  2.321 Palavras (10 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 TEMA ............................................................................................................... 3

2 INTRODUÇÃO ................................................................................................. 3

3 PROBLEMA ..................................................................................................... 4

4 HIPÓTESES ..................................................................................................... 5

5 JUSTIFICATIVA ............................................................................................... 5

6 OBJETIVOS ..................................................................................................... 6

6.1 OBJETIVO GERAL ....................................................................................... 6

6.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS ......................................................................... 6

7 METODOLOGIA .............................................................................................. 7

8 MARCO TEÓRICO .......................................................................................... 7

9 CRONOGRAMA .............................................................................................. 10

REFERÊNCIAS.................................................................................................... 10

1 TEMA

A inserção da ludicidade na educação infantil em alunos de 3 a 6 anos de idade.

2 INTRODUÇÃO

“A inserção da ludicidade na educação infantil em alunos de 3 a 6 anos de idade” é o título escolhido para o Projeto de TCC do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Este tema está relacionado ao uso dos jogos, brincadeiras e recreação em geral, de forma integrada aos métodos de pedagógicos utilizados nas escolas. Analisando a ludicidade no espaço escolar, assim como sua utilização em atividades escolares, pode-se avaliar seu papel e importância na prática pedagógica.

As discussões sobre ludicidade e educação avançaram ao longo dos anos, mas ainda não há uma apropriação adequada do tema por parte dos profissionais da educação, muitos ainda não conseguem enxergar os aspectos pedagógicos que podem envolver brincadeiras, jogos e atividades recreativas. Embora o ato de brincar pareça natural e despretensioso, é preciso valorizá-lo na educação infantil, pois as crianças de 03 a 06 anos de idade constroem uma série de significados enquanto joga, além de apropriar-se de uma série de conhecimentos que são importantes para o desenvolvimento.

Nada mais natural que fazer uso da ludicidade nas propostas pedagógicas. A ludicidade, em geral, proporciona um ambiente mais leve, colaborando com o surgimento de laços afetivos, os alunos sentem-se mais descontraídos. As atividades lúdicas também são sempre alegres, neste clima os alunos e professores se dão melhor, as interações são mais harmoniosas.

Na escola a proposta de ensinar um conteúdo através de um jogo, em situação que atinja o mesmo retorno da explicação formal, utilizando giz e quadro negro, pode ser mais produtivo e eficiente, uma vez que coloca o aluno em situação de vivência, experimentação, levando à reflexão e assimilação de acordo com seus próprios códigos.

Ao observarmos a prática docente nas escolas tradicionais, fica evidente que há um distanciamento entre os momentos de lazer para os alunos, que comumente ocorrem no pátio das escolas, e os momentos que são destinados às aulas tradicionais, em sala, criando dois momentos e ambientes distintos no interior da escola.

3 PROBLEMA

Ao mesmo tempo em que, as discussões sobre ludicidade e educação avançam, muitos questionamentos ainda são feitos, o principal é: como incluir as atividades lúdicas no projeto pedagógico da educação infantil? As atividades lúdicas podem contribuir no processo de ensino e aprendizagem, promovendo uma educação mais estimuladora, ganhando destaque enquanto recurso pedagógico. As facilidades técnicas oferecidas pelas novas tecnologias também possibilitam a exploração de um leque ilimitado de ações pedagógicas, permitindo uma grande diversidade de atividades, mas é necessário planejamento, para que a atividade atinja seus objetivos propostos. O professor precisa planejar cuidadosamente os jogos que irá utilizar, de acordo com o objetivo da aula.

O tema parece bastante atual, mas é necessário, para que haja um aprofundamento, buscando quais autores anteriormente já escreveram sobre o tema, sob quais pontos de vista a ludicidade e educação podem ser estudadas. Alguns autores e estudiosos como, por exemplo, Piaget e Vygotsky destacam a importância da ludicidade, salientando outros aspectos do desenvolvimento favorecidos através dos jogos, como a vivência social e a cooperação, o desenvolvimento intelectual, sensorial, criativo, artístico e afetivo. Segundo Piaget:

O jogo é um caso típico das condutas negligenciadas pela escola tradicional, dado o fato de parecerem destituídas de significado funcional. Para a pedagogia correta, é apenas um descanso ou o desgaste de um excedente de energia. Mas esta visão simplista não explica nem a importância que as crianças atribuem aos jogos e muito menos a forma constante de que se revestem os jogos infantis, simbolismo ou ficção. PIAGET (1976, p.156)

Para Vygotsky, na brincadeira (1987, p. 117) “a criança se comporta além do comportamento habitual de sua idade, além do seu comportamento diário; no brinquedo, é como se ela fosse maior do que ela é na realidade”.

Por que muitos educadores ainda acreditam que o lúdico é algo antagônico ao conhecimento teórico ensinado em sala? Os educadores devem trabalhar em conjunto com os aspectos lúdicos e aspectos teóricos, práticos e problematizações reais e contextualizadas. Ensinar o que fosse preciso, aplicável, usando a dinâmica de jogos e brincadeiras, que poderia estimular o desenvolvimento do raciocínio, além de estimulá-las com desafios. A ludicidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com