TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competências Profissionais

Monografias: Competências Profissionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  3.142 Palavras (13 Páginas)  •  3.711 Visualizações

Página 1 de 13

Competências profissionais pedagogia

Aula 5

1-Leia essas afirmações sobre as estratégias de compreensão leitora:

I - Ao abarcarmos as estratégias de compreensão leitora com o foco no trabalho a ser realizado antes da leitura, precisamos considerar que tais atividades se restringem a essa etapa exclusivamente.

II - Ao nos debruçarmos sobre as atividades relacionadas à leitura encontraremos diversas estratégias que podem ser utilizadas nas três etapas: antes, durante e depois da leitura.

III - O que diferencia o trabalho realizado na etapa antes da leitura é que as atividades propostas visam incentivar e disparar a leitura.

Resposta correta: Falsa - Verdadeira - Verdadeira.

Comentário sobre a resposta correta: Isso mesmo, você acertou! Esta é a opção correta já que apenas a primeira afirmação está incorreta. Nas atividades relacionadas à leitura encontraremos diversas estratégias que podem ser utilizadas nas três etapas: antes, durante e depois da leitura.

Question2

2- É importante destacar que a motivação está, sempre, estreitamente vinculada com as relações afetivas que os alunos estabelecem com a língua escrita.

Isso se dá, principalmente, quando:

Resposta correta: O aluno pode ver e presenciar sistematicamente seu professor e adultos significativos para ele lendo de forma prazerosa e valorizando tal ação.

Comentário sobre a resposta correta: Parabéns, essa resposta é a resposta certa! As relações afetivas que se estabelecem quando os alunos têm professores e adultos significativos lendo para eles de modo prazeroso e valorativo é o grande disparador da motivação para ler.

Question3

3- Quanto mais real for uma situação de leitura, mais motivadora será para os alunos. Para que uma leitura seja efetivamente motivadora, é essencial que:

Resposta correta: A leitura tenha algum prazer envolvido, que exista uma dúvida a ser resolvida ou ainda que o aluno leia para obter alguma informação relevante.

Comentário sobre a resposta correta: Ótimo, essa resposta é a correta! Para que a ação leitora seja realmente motivadora é preciso que, ao menos, apresente um desses três fatores: leitura na qual há prazer envolvido (prazer de ler, ler por ler, ler para se libertar); quando há uma dúvida a ser resolvida (o aluno procura uma resposta) ou quando precisa obter alguma informação relevante. Nesses momentos o aluno pode ler sem a pressão de ser avaliado.

Question4

4- É lendo que o professor promove o encontro dos alunos com sua linguagem original, ainda não formatada na discursividade adulta.

Há dois momentos distintos no trabalho com a leitura em sala de aula que são:

Resposta correta: Aqueles nos quais o professor trabalha a leitura e outros nos quais simplesmente lê.

Comentário sobre a resposta correta: Parabéns, essa resposta está correta! A leitura precisa ser realizada nesses dois momentos distintos que devem estar sempre presentes nas atividades escolares: um é o momento no qual o professor simplesmesnte lê; o outro é o momento no qual a leitura é trabalhada.

Question5

5- No tema “estabelecimento de previsões sobre o texto”, é correto afirmar que:

I - Antes da leitura é possível fazer previsões, levantar hipóteses sobre o que será apresentado no texto.

II – A ação de estabelecer previsões está presente apenas no momento “antes da leitura”.

III - O estabelecimento de previsões pode se dar através de aspectos que o próprio texto revela, tais como: título, legendas, subtítulos, ilustrações, cabeçalhos, superestrutura, etc.

Resposta correta: As afirmações I e III estão corretas.

Comentário sobre a resposta correta: Isso mesmo, essa é a opção correta! Antes da leitura é possível fazer previsões e levantar hipóteses usando aspectos que o próprio texto revela. Mas a ação de estabelecer previsões está presente durante toda a leitura e não apenas no momento “antes da leitura”

Question6

6-ENADE 2008/Pedagogia

Numa sala de aula de terceiro ano do ensino fundamental, com crianças oriundas de várias regiões do Brasil, um aluno pronunciou a palavra olho como [oio]. Outra criança da turma chamou-lhe a atenção, corrigindo-lhe a fala. A professora aproveitou a oportunidade e pediu a todos para que, a partir dali, falassem sempre como se escreve, ou seja: os que falassem [sau] deveriam sempre falar [sal]; os que falassem [viage] deveriam sempre falar [viagem]; os que falassem [bodi] deveriam sempre falar [bode]; os que falassem [cantano] deveriam sempre falar [cantando]. Rapidamente as crianças perceberam que ficou muito difícil falar e que seria impossível falar sempre exatamente como se escreve. A professora aproveitou para explicar que ninguém fala exatamente como se escreve.

Essa professora sabe que:

Resposta correta: As variações da língua falada têm significados afetivos e culturais.

Comentário sobre a resposta correta: Parabéns, essa é a resposta! A língua falada (oral) tem muitas variações que, na maioria das vezes, não corresponde ao modo como é feito o registro escrito. Além disso, a língua oral é herdada, recebemo-na de nossos vínculos afetivos e da tradição cultural.

Aula 6

1- A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada em 28/março/2012 pelo Instituto Pró-Livro, demonstra que o hábito da leitura está relacionado com a frequência à escola:

“Entre os que estudam estão apenas 16% do total da população de não leitores. Mesmo entre aqueles considerados leitores, a média de obras lidas é 1,4 para quem não está estudando ante 3,4 para quem estuda (considerando os últimos três meses) [...] A representante do Ministério da Cultura defende que as escolas e as bibliotecas, apontadas como um local desinteressante pelos entrevistados, precisam ter bons mediadores de leitura. ‘São professores verdadeiramente capazes de fazer o olhinho do aluno brilhar ao ouvir uma história. Para isso o próprio professor precisa ser um apaixonado pela leitura.’ ”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com