TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação Interpessoal

Monografias: Comunicação Interpessoal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  643 Palavras (3 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 3

A comunicação interpessoal

A comunicação interpessoal é o processo de criação de relações sociais entre pelo menos duas pessoas que participam num processo de interacção. A comunicação interpessoal, pode ser definida como o processo pelo qual a informação é trocada e entendida por duas ou mais pessoas, normalmente com o intuito de motivar ou influenciar o comportamento. O processo de comunicação acontece, quando duas pessoas interagem reciprocamente, colocando-se uma no lugar da outra. A interacção envolve, pois, uma incorporação de papéis recíproca, e uma empatia mútua de habilidades. Os objectivos da interacção são: um interligar-se com o outro, a completa habilidade de antecipar, prever e comportar-se de acordo com as necessidades recíprocas de um e de outro.

A impossibilidade de não comunicar origina que qualquer situação comportamental de duas ou mais pessoas seja uma situação interpessoal, uma situação de comunicação

Sob um ponto de vista racional e mecânico, o processo de comunicação poderia ser representado do seguinte modo: Pessoa A <-----------------------------------> Pessoa B

Ou seja, ?A? diz alguma coisa e ?B? ouve o que ?A? disse. Contudo, raramente as comunicações são assim tão simples. As comunicações são muito mais do que palavras ditas entre as pessoas. Todo o comportamento transmite uma mensagem. Quando estudamos o conceito de comunicação interpessoal, temos de examinar a relação interpessoal como um todo.

No exemplo representado atrás, ?A? transmite na interacção com ?B? muito mais do que o conteúdo da mensagem que deseja transmitir. Ele transmite-a como pessoa. ?A? tem uma imagem de si próprio como pessoa e tem também, embora em vários graus de especificidade e intensidade, um conjunto de atitudes e de sentimentos em relação a ?B?. A mensagem que ?A? dirige a ?B?, para além de um certo conteúdo, poderá conter uma série de pistas:

a) Sobre o modo como ?A? se sente como pessoa (por exemplo, confiante e seguro versus não confiante e inseguro); b) sobre o modo como ?A? sente ?B? como pessoa (por exemplo, amável e receptivo versus frio e fechado) e c) sobre o modo como ?A? espera que ?B? reaja à sua mensagem.

A focalização, até aqui, tem sido em ?A?, o emissor. Mas uma imagem reflexa opera em relação a ?B? no que se refere à sua imagem e às atitudes em relação a ?A?. Tudo o que ?A? transmitir (intencionalmente ou não) será recebido por ?B? através do seu conjunto de filtros perceptuais. Logo a resposta de ?B? a ?A? será em parte uma função do que ?B? ouviu. Porém ouvir é um processo selectivo, ouvimos o que queremos e esperamos ouvir.

O aperfeiçoamento das boas relações interpessoais é um dos objectivos decisivos na educação, podendo contribuir para a facilitação das relações com a família com os amigos, colegas, a relação com o professor ou com os diversos grupos sociais onde se vai inserindo e com a comunidade como um todo.

No caso das comunicações interpessoais, a própria presença de uma pessoa na situação pode ter um impacto na natureza da interacção. Falar com uma pedra é um processo estático, pois que a pedra não reage; falar com outra pessoa é um processo dinâmico, pois a outra pessoa reage, como tal a sua reacção influencia as nossas reacções subsequentes.

O desenvolvimento das relações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com