TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos Relevantes De Ativo, Passivo, Goodwill, Receitas, Despesas, Ganhos E Perdas: Uma Análise Do Ensino Da Teoria Da Contabilidade.

Dissertações: Conceitos Relevantes De Ativo, Passivo, Goodwill, Receitas, Despesas, Ganhos E Perdas: Uma Análise Do Ensino Da Teoria Da Contabilidade.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  2.126 Palavras (9 Páginas)  •  611 Visualizações

Página 1 de 9

O Objetivo da Contabilidade

Contabilidade: sistema de informação e avaliação que visa o provimento de

demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade

aos seus usuários.

Sistema de informação: conjunto organizado de dados, técnicas de acumulação, ajustes

e emissões de relatórios.

Usuário: pessoa física ou jurídica com interesse na avaliação da situação e evolução de

uma entidade. Usuários preferenciais ou externos são:

- acionistas;

- credores em geral e emprestadores de recursos; e

- integrantes do mercado de capitais.

Usuários secundários são os administradores da entidade e o Fisco.

Informação de natureza econômica > deve ser considerada a visão do que seja

econômico para a contabilidade (demonstração do resultado do exercício, capital e

patrimônio).

Informação de natureza financeira > fluxos de caixa, capital de giro, etc.

Informação de natureza física > complemento aos valores monetários (quantidades

geradas de produto ou serviços, número de depositantes num banco, número de clientes

numa empresa, número de funcionários numa empresa,etc).

Objetivo principal da contabilidade > permitir que os usuários avaliem a situação

financeira e econômica da entidade e possam inferir sobre as tendências futuras da

mesma.

Os objetivos da contabilidade devem contribuir para o processo decisório dos usuários,

não se justificando por si mesma. Antes, deve ser um instrumento útil à tomada de

decisões.

As empresas devem evidenciar ou divulgar todas aquelas informações que

contribuem para a adequada avaliação de sua situação patrimonial e de resultados,

permitindo inferências em relação ao futuro. As informações que não estiverem

explícitas nas demonstrações, devem constar em Notas Explicativas ou Quadros Complementares.

A não utilização da informação contábil ou utilização restrita pode ser resultado de:

Deficiências na estrutura do modelo informativo.

A vida financeira particular e a de uma empresa.

Em relação à vida financeira pessoal com a de uma empresa existem vários fatores em que podemos citar que são exatamente iguais e outros com pequenas diferenças. Em uma dessas semelhanças pode-se citar o sistema de caixa, pois nos programamos baseando no que temos a receber e a pagar, tentando manter o controle da finança. Uma vez que nossos ganhos ultrapassam nossas despesas, nasce o conceito de lucro e tal como em uma empresa esse é um objetivo a ser realizado. Podemos citar também os investimentos, pois uma empresa sempre tem sua visão no futuro, e esses são necessários para que lá na frente esse recurso nos gere lucro. Uma pessoa física também faz investimentos, seja em um investimento imobiliário, aplicações bancárias ou em investimento não palpável, como faculdade, cursos e especializações. As Receitas são um ponto onde há muita semelhança e pequenas divergências entre Pessoa Jurídica e Pessoa Física. Ao passo que nós temos geralmente uma só fonte de renda, as empresas se munem de vários clientes sejam eles outras empresas ou até mesmo o consumidor final. As entradas se dão uma ou duas vezes ao mês para nós Pessoa Física, já para a Pessoa Jurídica essas entradas podem variar conforme os acordos entre a empresa que fornece o produto ou serviço e o cliente. Isso influi no pagamento das contas que não podem deixar de ter um controle rigoroso para ambos os lados. As despesas são outro ponto onde existem poucas diferenças, em geral tanto a empresa quanto a pessoa física pagam despesas básicas de energia elétrica, água, internet e telefonia. Os fornecedores são quem causam a pequena diferença, e que no nosso caso podem ser considerados até mesmo uma loja de roupas ou o supermercado, que são fatores importantes para podermos produzir. Enquanto precisamos estar vestidos e alimentados para produzirmos no mercado de trabalho as empesas necessitam de matéria-prima para gerar lucro. Os Impostos, estes não só se assemelham como se complementam, enquanto as Receitas e as despesas podem ser de uma ou várias fontes, os impostos sempre são pagos ao município ao estado ou a união. Da mesma forma que nós funcionários temos descontados em nossos honorários o valor de INSS, a empresa arca com outra parte, exceto as cadastradas no simples nacional. De forma mais limpa, as empresas nada são, além de pessoas, porém jurídicas, que tem basicamente muitas de nossas necessidades e obrigações, não obstante também possuem o mesmo objetivo que é lucrar, pois da mesma forma a empresa que não lucra está obviamente com prejuízo, nós quando gastamos mais do que ganhamos ficamos devendo.

Conceitos relevantes de ativo, passivo, goodwill, receitas, despesas, ganhos e perdas

Para obtermos um domínio apropriado da Teoria da Contabilidade devemos compreender que está não é uma Ciência Exata e sim uma Ciência Social, pois é a ação humana que gera e modifica o fenômeno patrimonial e seu desenvolvimento esta relacionado ao desenvolvimento econômico, porêm utiliza métodos quantitativos, sendo a matemática e a estatística como sua principal ferramenta.

Com assuntos abordados em sala sobre o Conceito da Teoria da Contabilidade e conceitos Contábeis Relavantes de Ativo, Passivo, Goodwill, Receitas, Despesas, Ganhos e Perdas, podemos entender que se trata de conceitos tanto que complexos e fundamentais para o desenvolvimento qualificados de seus profissionais, não basta apenas saber do que se trata e sim compreender a forma que é definido estes e com base no que eles vão se reverter para o dia a dia de uma empresa, para isso devemos recorrer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com