TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos básicos de hermenêutica e interpretação da lei

Resenha: Conceitos básicos de hermenêutica e interpretação da lei. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2014  •  Resenha  •  254 Palavras (2 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 2

Noções fundamentais de hermenêutica e interpretação do direito

A hermenêutica e interpretação

Neste primeiro capitulo adquirimos o conhecimento das origens da hermenêutica, que osignificado da sua palavra vem do verbo grego hermeneuein, que de modo geral significa interpretar. O verbo grego hermeneuein faz referencia ao Deus Hermes da mitologia grega, que era responsável pelamediação entres os Deuses do Olimpo e os homes, servindo assim como mensageiro da ordem divina.

A palavra interpretação vem do termo latino interpretare, que significa penetrar mais paradentro, por isso quando falamos em hermenêutica indagamos para explorar aquilo que se quer compreender é por isso que os interpretes nos variados ramos do conhecimento, atuam como uma espécie deintermediário entre que o autor quis se expressar em sua obra e a comunidade humana.

A hermenêutica no seu campo de atuação começou com os estudos das escrituras bíblicas, partindo assim para umenfoque na metodologia filosófica geral, conseguinte numa ciência pra compressão linguística ,adquirindo uma base metodológica da geisteswissenschaften ,uma fenomenologia da existência e da compreensãoexistencial indo até os sistemas de interpretação .

De modo geral podemos definir hermenêutica como um saber que procura problematizar os pressupostos, a natureza ,a metodologia e o escopo dainterpretação humana, nos planos artísticos literário e jurídico. A interpretação indicará assim uma compreensão dos fenômenos culturais, através do dialogo da obra jurídica e a comunidade humana.Raízes filosóficas da hermenêutica Jurídica

A hermenêutica filosófica por ter um campo de atuação mais amplo que da hermenêutica técnica, vale como uma proposta mais aceitável de reuniros problemas gerais da compreensão no tratamento das praticas interpretativas do Direito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com