TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conferência: O Que Sabemos E O Que não Sabemos Sobre O Universo

Trabalho Escolar: Conferência: O Que Sabemos E O Que não Sabemos Sobre O Universo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 2

RELATO – ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Aluno: _________________________________________

Tutor: ________________________________Turma: _____

Módulo: Data de Entrega: __/__/__

Conferência: O que sabemos e o que não sabemos sobre o Universo

Conferencista: Marcelo Gleiser

Carga horária validada: ___horas.

O ensino de Ciências tem se tornado mais acessível ao público em geral e mais presente na própria escola, o que tem propiciado esta "popularização"? Comente.

Nesta conferência, com a participação da plateia reunida no teatro Vitória Régia.

O astro físico brasileiro Marcelo Gleiser, abordou o estudo dos astros e a história do universo, demonstrando como ciência diz respeito a todos e que, portanto, todo cidadão tem direito de saber como funciona.

E também nos conta um pouco de sua experiência pessoal de menino interessado nos mistérios do mundo e no poder da razão humana.

Diz que desde pequeno, sentia necessidade de descobrir a origem das coisas que existem no mundo, os animais, a humanidade e o surgimento da terra. E foi essa curiosidade que acabou despertando o seu desejo de se tornar um cientista. E assim, de uma maneira descontraída, que Marcelo Gleiser divulga a ciências e responde perguntas da plateia.

Inicialmente, Marcelo explica que a astrofísica é o estudo dos astros e cosmologia é o estudo do cosmo, sendo os astros a designação que se dá aos corpos celestes que orbitam no espaço, a exemplo dos asteroides, cometas estrelas, meteoros, planetoides e satélites naturais (luas).

Já o cosmo é o universo em seu conjunto, toda estrutura universal em sua totalidade.

Tratando mais especificamente das estrelas, Marcelo inicia a conversa explicando o que é uma galáxia; suas teorias e acontecimentos, como se deu o tão comentado big bem, o que pode ocorrer nos próximos milhares de anos seguintes, etc... Falou dos planetas existentes: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Plutão e Netuno. Sobre o aquecimento global, Marcelo explica, que a queima de combustíveis fósseis provenientes do petróleo, tais com óleo diesel, gasolina e gás, gerando grande quantidade de gás carbônico bloqueia a atmosfera, como se fosse um cobertor em torno da Terra.

Quanto ao papel do educador, ele diz que: Precisa motivar os alunos, buscando aguçar sua curiosidade e mostrando o valor do ato da pergunta.

O Professor é aquele que ensina a arte de perguntar. É preciso sair da sala de aula, porque a ciência está em todo o lugar. Se mantivéssemos a curiosidade dos pequenos ao longo da nossa vida, certamente nos posicionaríamos melhor no universo. Cada revolução cientifica implica em um reencontro social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com