TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Considerações iniciais: competitivamente com base no conhecimento

Seminário: Considerações iniciais: competitivamente com base no conhecimento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  Seminário  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 2

Segundo esta visão, o fator crítico de êxito empresarial passa a ser a capacidade das empresas em dominar um conjunto limitado de habilidades que são importantes para seus clientes ou consumidores. Por conseguinte, a visão da concorrência também muda. Concorrentes passam a ser as empresas que têm uma base de conhecimentos semelhantes e não aquelas que, simplesmente, têm uma linha de produtos similar.Gestão do Conhecimento: aspectos conceituais e estudo exploratório sobre as práticas de empresas brasileiras .

Autor: José Cláudio Cyrineu Terra

1. Considerações iniciais: competitividade baseada no conhecimento

São muitos os sinais de que o conhecimento se tornou o recurso econômico mais importante para a competitividade das empresas e dos países . Nos setores de serviços, em particular, a importância do conhecimento ou do capital intelectual com relação à gestão dos ativos físicos é intrínseca e amplamente visível. No setor de manufatura, embora em menor proporção, isto também se verifica, pois são as atividades como P&D, desenho de processo, desenho de produto, logística, marketing ou gerenciamento de sistemas que, em boa medida, definem o diferencial competitivo das empresas .

É possível, até mesmo, questionar se algumas empresas - em setores como farmacêutico, computadores, vestuário, petróleo, alimentos, equipamentos de escritório e de automação - deveriam de fato ser classificadas como empresas industriais, uma vez que a maior parte de seus sistemas de custos, valores agregados, lucros e vantagem competitiva advêm de suas atividades de serviços. Neste sentido, seria possível chamar empresas como Xerox, IBM, Apple, Honda e Chrysler como “intellectual holding companies”, ou “holdings” do conhecimento . Drucker , por exemplo, chega mesmo a dizer que o verdadeiro produto da indústria farmacêutica é o conhecimento, e que os comprimidos e medicamentos são apenas embalagem para o conhecimento.

Neste contexto, algumas pesquisas mostram que mesmo as empresas tidas como industriais dependem essencialmente de umas poucas habilidades, conhecimentos ou competências-chave para desfrutar de vantagens competitivas consideráveis. O sucesso, por exemplo, da Procter & Gamble, seria baseado em dois conjuntos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com