TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTRIBUIÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE AS BASES NEUROPSICOLÓGICAS PARA A ATUAÇÃO DOS EDUCADORES

Trabalho Universitário: A CONTRIBUIÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE AS BASES NEUROPSICOLÓGICAS PARA A ATUAÇÃO DOS EDUCADORES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  1.659 Palavras (7 Páginas)  •  4.115 Visualizações

Página 1 de 7

A CONTRIBUIÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE AS BASES NEUROPSICOLÓGICAS PARA A ATUAÇÃO DOS EDUCADORES

Como o conhecimento das bases neuropsicológicas pode proporcionar uma educação de qualidade e significativa aos alunos.

O presente trabalho tem por objetivo identificar as contribuições do conhecimento sobre as bases neuropsicológicas da aprendizagem para a atuação dos profissionais de educação e, assim, fornecer subsídios aos educadores interessados em promover uma aprendizagem mais significativa para os alunos. Diante de tantas transformações pelas quais a escola vem passando, com a introdução de novas tecnologias e de concepções científicas, o professor também precisa acompanhar estas mudanças, no intuito de contribuir para a obtenção de um melhor aproveitamento escolar dos alunos.

A aprendizagem é definida como uma mudança de comportamento resultante de prática ou experiência anterior. Também pode ser vista como a mudança de comportamento viabilizada pela plasticidade dos processos neurais cognitivos. Devido ao fato da aprendizagem ser constituída por processos neurais, é de grande valia fazer uso da neuropsicologia como ferramenta de estudo para compreender esses processos.

O estudo dos processos da memória e sua correlação com a aprendizagem vêm sendo renovada por rápidos avanços científicos. Nos últimos anos, novas tecnologias funcionais passaram a permitir que fizéssemos observações, pesquisas experimentais mais profundas nas estruturas cerebrais do ser humano. A tomografia, muito acessível nos dias atuais, é um exemplo. No entanto, ainda temos muito a caminhar no campo vasto da psique humana, que envolvem a memória e aprendizagem, visto ser algo muito complexo.

“A neuropsicologia é a ciência que tem por objeto o estudo das relações entre as funções do sistema nervoso e o comportamento humano. A mesma pretende inter-relacionar os conhecimentos da psicologia cognitiva com as neurociências, desvendar a fisiopatologia do transtorno e, sobre esta base, encarar racionalmente a estratégia de tratamento.”

A neuropsicologia entende a participação do cérebro como um todo, no qual as áreas são interdependentes e inter-relacionadas, funcionando comparativamente a uma orquestra, que depende da integração de seus componentes para realizar um concerto. Isso se denomina sistema funcional. Andrade et al (2004) aponta que a relação cérebro-comportamento no desenvolvimento infantil está relacionada com dois conceitos fundamentais: a plasticidade cerebral e a lateralização de funções. De acordo com as pesquisas, é no cérebro que ocorrem todos os fenômenos do processo de memória, que é indispensável à aprendizagem. O cérebro é uma entidade localizada dentro do crânio e pode ser visualizado, tocado e manipulado. Ele é composto por substâncias químicas, enzimas e hormônios que podem ser medidos e analisados. Segundo Anderson (2005), o cérebro humano tem cerca de 1300 centímetros cúbicos de volume, ou seja, é muito grande, particularmente em relação ao tamanho do corpo humano. Acrescenta o autor que uma das dificuldades, compreensão do cérebro é que ele se apresenta como uma estrutura tridimensional e, portanto, muitas áreas importantes estão ocultas dentro dele.

O entendimento dos distúrbios do desenvolvimento e dos efeitos de lesões no comportamento durante a infância é relevante quando se analisa as diferenças entre os dois hemisférios cerebrais na capacidade de compensação dos efeitos de uma lesão. Dessa maneira, sabe-se que, a partir do conhecimento do desenvolvimento e funcionamento normal do cérebro, pode-se compreender alterações cerebrais, como no caso de disfunções cognitivas e do comportamento resultante de lesões, doenças ou desenvolvimento anormal do cérebro.

Quando falamos de aprendizagem estamos nos referindo a um processo global de crescimento, pois toda aprendizagem desencadeia, em algum sentido, crescimento individual ou grupal.

Pesquisas recentes demonstram que o desenvolvimento da memória é fator determinante para um bom aprendizado, como as apresentadas por Lieury (2001). Diante disso, acompanhar os novos métodos para o desenvolvimento da memória dos alunos, como os que são apontados por Sprenger (2008), é de grande importância principalmente para os profissionais de educação que atuam e se interessam por melhorar o aprendizado de seus alunos. De modo especial, trabalhar com os conhecimentos sobre a memória é muito interessante, pois essa função faz absoluto sentido em relação à maneira como o cérebro aprende e se lembra das coisas, fatos e tem conhecimento intelectual. Conseguir articular as razões pelas quais algo acontece é útil na difusão do conteúdo que se quer introduzir. Assim, o ensino para a memória só será bem sucedido se o professor tiver claro o que seus alunos precisam para se lembrar e se ele criar uma sala de aula compatível com o que o cérebro precisa.

Os termos aprendizagem e conhecimento são utilizados como sinônimos, porém, é por meio do processo de aprendizagem que se adquire conhecimento, no entanto, o conhecimento resultante do processo não pode ser confundido com aprendizagem. Em alguns manuais de psicologia da aprendizagem, a aprendizagem é definida como "uma mudança de comportamento resultante de prática ou experiência anterior". Já, para outros autores, a aprendizagem é a mudança de comportamento viabilizada pela plasticidade dos processos neurais cognitivos.

Os transtornos de aprendizagem representam a conseqüência de um transtorno na organização funcional do sistema nervoso central, em geral de caráter leve, mas com conseqüências de considerável importância para o futuro social da criança, já que perturbam a conduta pedagógica esperada de acordo com sua inteligência normal. A aprendizagem é um processo contínuo, que opera sobre todos os dados que alcançam um umbral de significação, dependendo, essencialmente, da memória e da atenção.

No processo ensino-aprendizagem, a avaliação global das funções psicológicas deve levar em conta todo o mecanismo cerebral, nos seus níveis sucessivos de evolução. Sendo assim, a avaliação neuropsicológica é a única forma possível de se avaliar uma determinada função, posto que somente quando a mesma é colocada à prova, podemos observar sua integridade ou comprometimento.

O método de trabalho com os processos da memória proporciona aprendizagem intencional e eficiente. Se seus alunos souberem desde o início quais as intenções, eles podem aprender baseados na clareza de seus alvos e sabendo que tipos de memórias são necessárias para uma aprendizagem mais significativa eles alcançarão melhores resultados. Isso porque um entendimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com