TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade

Dissertações: Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 2

O conhecimento da história da Contabilidade facilita o entendimento da sua evolução e do seu papel junto ao desenvolvimento econômico e social do homem. Em relação a essa evolução, pode-se afirmar que:

I. A Contabilidade é tão antiga quanto a própria civilização, uma vez que a necessidade de registros, mesmo que rudimentares, dos bens, surge com a consciência de suas posses por parte do homem primitivo.

II. Pesquisadores afirmam que a escrituração contábil rudimentar nasceu antes mesmo da escrita comum, conforme estudos realizados, principalmente, na antiga Suméria e no Egito.

III. O homem primitivo associava seus bens a pedras, figuras, riscos ou sulcos em madeira ou outra superfície, com a finalidade de "controlar" o seu patrimônio, visto que não ainda não existia sistema numérico.

IV. A Contabilidade passou a ser necessária ao homem somente depois que este passou a produzir seu próprio alimento (Revolução Agrícola).

V. A Contabilidade nasceu na Itália, juntamente com o sistema de "partidas dobradas".

Resposta

a.

As afirmativas II, III e V são verdadeiras.

b.

As afirmativas I, II e III são verdadeiras.

c.

As afirmativas III, IV e V são verdadeiras.

d.

As afirmativas I, II e III são falsas.

e.

Todas as afirmativas são verdadeiras

0,8 pontos

Pergunta 8

A contabilidade da Indústria de Calçados Passo Suave segue à risca os Princípios de Contabilidade. Entretanto num determinado período, as receitas da empresa foram contabilizadas somente quando efetivamente recebidas, causando diversos transtornos na apuração do resultado e, também, no cálculo dos impostos. O assistente contábil responsável pela escrituração alegou ter adotado tal forma de contabilização por entender que estaria sendo mais prudente, pois, na opinião dele, não deveria contar com o valor das receitas, enquanto elas realmente não estivessem no caixa da Calçados Passo Suave. O assistente contábil estava certo? Caso não estivesse certo, qual Princípio contábil ele deixou de observar?

Resposta

a.

Não; Princípio da Continuidade;

b.

Não; Princípio da Prudência;

c.

Sim; Princípio da Entidade;

d.

Não; Princípio da Competência;

e.

Sim; Princípio da Prudência;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com