TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conteúdo Latente

Casos: Conteúdo Latente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 2

- Quando a burguesia ascende ao poder, existia o clero e a aristocracia, e a burguesia que tinham dinheiro mas não tinham status social, e que para eles não era suficiente, então estes começaram a fazer grandes investimentos na ciência para mudar os parâmetros da sociedade.

Uma das invenções importantes foi a imprensa, sendo dessa forma as informações mais disseminadas.

Porem havia uma coisa que a ciência não conseguia explicar, a origem do homem, porem Charles Darwin conseguiu mudar isso através da criação da teoria da Evolução das Espécies.

Darwin influenciou consideravelmente Freud, principalmente através dos instintos, explicando através dessa teoria por exemplo a histeria de conversão.

Em 1900 Freud escreve o livro “A interpretação dos Sonhos”. Sendo que sua teoria é de que nosso sonhos são divididos em dois conteúdos: o conteúdo manifesto e o conteúdo latente.

Conteúdo manifesto: os sonhos que manifestam-se nos nossos sonhos, sendo este confuso, incoerente, ilógico, bagunçado, sem sentido, sendo que este é o fim de um processo,

Conteúdo latente: é neste conteúdo que encontramos os verdadeiros sentidos, e os sonhos são realizações de desejos, por meio da alucinação e do sentido. Sendo que os desejos que são diariamente repetidos, que se não fossem vividos nos sonhos enlouqueceríamos. Freud ainda dizia “os loucos são aqueles que sonham acordados”. Prova disso para Freud eram as crianças que tinham menos de cinco anos que sonham mais claremente deixando isso bem claro, Após os cinco anos começa a desenvolver a o superego e inicia-se a repressão. E a repressão deixa esses dois conteúdos separados, fazendo que nós não compreendamos as informações contidas nos nossos sonhos. Portanto para Freud apresenta a seguinte explicação:

- “Os sonhos são as realizações disfarçadas de desejos reprimido”.

Diz ainda que “o sonho é o banquete da alma”, sendo que precisamos manter sonhar para mantermos a saúde mental.

Sendo que das mesmas formas que podemos interpretar o sonhos, podemos interpretar os sintomas neuróticos, delírios, as alucinações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com