TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conto De Machado De Assis: MISSA DO GALO CONTEXTO DO CONTO

Monografias: Conto De Machado De Assis: MISSA DO GALO CONTEXTO DO CONTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  4.398 Visualizações

Página 1 de 3

DISCIPLINA: TEXTO E CONTEXTO

Conto de Machado de Assis: MISSA DO GALO

CONTEXTO DO CONTO

Conto “Missa do galo”

O conto “Missa do Galo”, foi publicado pela primeira vez no ano de 1893. Nesse conto Machado de Assis analisa os aspectos sociais e psicológicos dessa época de casamentos arranjados e de amores impossíveis, visto que a escola literária em vigor, o Realismo, buscava mostrar as contradições que existiam na sociedade, analisando-as criticamente através dos textos literários produzidos nesse período. O conto narra a história de uma família típica do século XIX, submetida a um regime de regras e costumes que predominavam na sociedade da época, tais como: a separação social entre homens e mulheres, a distribuição de tarefas de acordo com o sexo e casamentos realizados por negociação.

Subentende-se que o conto tenha esse título devido ao fato de “A missa do galo” ser o nome dado em países católicos à missa celebrada depois do jantar da Véspera de Natal que começa à meia noite de 24 para 25 de Dezembro, e a narrativa do conto ocorreu em véspera de Natal e o nosso herói Nogueira iria com um vizinho à Missa do Galo. Além do mais como se sabe a Missa do Galo possuía bastante prestígio no contexto social do Rio de Janeiro do século XIX, época em ocorreu em a narrativa do conto.

Características da literatura de Machado de Assis e presentes no conto

Ao analisar o conto Missa do Galo de Machado de Assis podemos encontrar no mesmo várias características desse grande autor, pois percebe-se no conto que Machado penetra a consciência das personagens para sondar-lhes o funcionamento, percebe-se nesse conto características das personagens tais como: vaidade, futilidade, hipocrisia, ambição, inveja, inclinação ao adultério e essas características são muito presentes na literatura de Machado de Assis. Percebe-se no conto que Machado vasculha a burguesia da época, que vivia de acordo com o convencionalismo, desmascara o jogo das relações sociais, enfatizando o contraste entre essência, isto é, o que as personagens são, e a aparência, o que as personagens demonstram ser. Percebe-se que na época em que o Conto foi escrito o sucesso financeiro e social é, quase sempre, o objetivo último da vida das pessoas, e essas características se evidenciaram no conto “Missa do galo”.

Percebe-se na narrativa do conto que Machado de Assis preocupa-se mais com a análise das personagens do que com a ação, e isso se faz presente no Conto já que pouca coisa acontece, no entanto pode-se observar que mesmo havendo poucos fatos no Conto, todos eles estão ligados com reflexões profundas. Como se pode observar na conversa entre Nogueira e Conceição.

O conto e as características o Realismo

Veracidade e Contemporaneidade: Percebe-se Veracidade e Contemporaneidade no conto, pois Machado retrata a realidade ds famílias típica do século XIX, tais como o fato de serem submetidas a um regime de regras e costumes que predominavam na sociedade da época, tais como: a separação social entre homens e mulheres, a distribuição de tarefas de acordo com o sexo e casamentos realizados por negociação.

Retrato

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com