TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIDÁCTICA E TREINAMENTO DA PRÁTICA

Projeto de pesquisa: DIDÁCTICA E TREINAMENTO DA PRÁTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.431 Palavras (6 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO

Beatriz torres dos passos RA:

Fernanda Sant’ana Soares RA:

Marina Ap.de s Gianini RA:

Sandra Mara Dos Santos R

Sueli Aparecida dos Santos RA:

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Didática e Práticas de Ensino”, -3º semestre-, sob orientação do professor-tutor à distância Ludmilla Cristina Sauhi.

Itapecerica da serra

Abril/2013

SERES VIVOS

O projeto será desenvolvido com alunos do 4ºano, com a faixa etária de nove anos.

Conhecimento é um dos elementos fundamentais para que uma pessoa possa cuidar e preservar o meio ambiente no qual vive, com isso, o projeto foi elaborado pensando no desenvolvimento das crianças para que ela possa compreender o meio em que vive. Através de leituras e pesquisas pretende-se desperta o conhecimento e a consciência da importância de cada ser vivo para o equilíbrio do meio ambiente do qual fazemos parte.

O ensino de ciências pode contribuir para formar um cidadão critico e ativo dando a ele possibilidade de observar, treinar e problematizar sua realidade posicionando sobre a preservação, degradação ambiental, levando-o a valorizar a fauna e flora, habitar dos animais e reconhecer que como ser humano faz parte integrante da natureza e do meio ambiente, é responsabilidade nossa propor ações para preservação das espécies ameaçadas, preservando assim a biodiversidade.

Objetivos Gerais: perceber a relação entre os seres vivos para a continuação da vida no planeta. E com isso, oportunizar o acesso do aluno a ambientes que possibilite a interação com o projeto de estudo. Participar das atividades propostas, as pesquisas e os realizar os trabalhos em grupos.

Desenvolver aptidões intelectuais como observar, refletir, deduzir, relacionar, generalizar e concluir desenvolvendo sua criatividade.

Objetivos Específicos, Identificar os seres vivos de diferentes ecossistemas.

Respeitar e compreender a interdependência dos seres vivos.

Analisar informações em jornais e revistas sobre espécies em extinção.

Observar as mudanças ocorridas em função da relação do homem na natureza.

Reconhecer e valorizar a fauna e flora local, identificando plantas e animais presentes em seu habitat.

Relacionar a extinção de plantas e animais com a alteração ambiental e propor ações para a preservação das espécies ameaçadas, Identificar, (raiz, caule, folhas e frutos) e explicar suas funções, justificar a qualificação dos animais como ser vivo e distinguir animais terrestres dos animais aquáticos. Diferenciar vertebrados e invertebrados.

O projeto será trabalhado de maio a junho, com pesquisa nos livros e na internet.

Os conteúdos serão apresentados nas seguintes sequencia:

• As plantas.

• Os animais vertebrados e invertebrados.

Os ciclos vitais de diferentes seres vivos que incluem nascimento e morte. Elaboração de cartaz, apresentação de trabalho em grupo, recortes de figuras sobre o tema, discussão e roda de conversas sobre a importância da preservação das espécies e assistir os filmes os sem floresta e avatar.

Primeiro passo é apresentar o projeto e pedir que os alunos façam pesquisas em jornais, revistas, livros e na internet sobre o tema e apresentar os resultados das pesquisas levantando conceitos que serão desenvolvidos durante o projeto.

Elaborar em equipe um cartaz com recorte de figuras os animais vertebrados e invertebrados.

Fazer experiências da germinação de grão de feijão para acompanhar o nascimento e desenvolvimento dos vegetais.

VISITA NO ESPAÇO ESCOLAR

A visita no espaço escolar foi proveitosa deu para observar bem a relação entre a professora e a estagiaria em relação às crianças. Durante todo o dia, houve momentos em que as crianças abraçam a professora e vive-versa, durante a hora do parque houve momento de brincadeira livre e no final cantiga de roda, onde os alunos participaram da brincadeira.

Houve boa interação entre a professora e a estagiaria com os alunos percebi que as duas cativavam as crianças com carinho e muitas brincadeiras. A rotina diária da escola acontece da seguinte forma: Ao chegar à escola os alunos são recepcionados pela professora, fazem a fila e vão direto para a sala de aula, sentam em seus lugares e posteriormente fazem uma roda para iniciar com uma oração, após isto a professora entregou o material para realizar as atividades uns ficaram em seu lugar esperando a comanda da professora já outros não paravam quietos, atividade foi explicada e em grupos os alunos recortaram letras do seu nome com a ajuda da professora e com o apoio do crachá, a maioria conseguiu realizar a atividade, algumas tiveram dificuldade e contaram com a intervenção da professora. Apos isso foi feita um a leitura da fabula a onça e o macaco, as crianças adoraram e fizeram um desenho sobre a leitura.

No geral era uma sala participativa, a maioria das crianças realizaram as atividades com ou sem precisar da intervenção da professora, não houve um conflito em relação à indisciplina na sala de aula, durante o parque todos queriam brincar interagindo com os outros colegas da classe e de outra turma, pois eram duas turmas por vez no parque, se alimentaram e fizeram a escovação.

A comanda da professora foi clara as atividades estavam de acordo com a faixa etária das crianças.

Professoras soube orientar os alunos de forma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com