TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISERTATIVA

Resenha: DISERTATIVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  Resenha  •  240 Palavras (1 Páginas)  •  220 Visualizações

Processo eleitoral foi cobrado no exame em 2002

Em 2002, ano de disputa eleitoral para a Presidência da República, o Enem abordou o tema eleições diretamente. “O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais de que o Brasil necessita?” foi o assunto proposto para a redação do ano em que o petista Luiz Inácio Lula da Silva venceu a disputa presidencial em segundo turno, derrotando o tucano José Serra.

No material de apoio, apresentado para inspirar o candidato a redigir um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema, o Instituto Nacional de Estudos e PESQUISAS Educacionais Anísio Teixeira (Inep) relembrou, por meio de uma imagem, o movimento Diretas Já de 1984, pontuou a questão da luta para a conquista dos direitos políticos dos cidadãos, além de exibir, lado a lado, trechos de publicações que mostram as visões da filósofa Marilena Chauí e do italiano Norberto Bobbio sobre política e democracia.

“A política foi inventada pelos humanos como o modo pelo qual pudessem expressar suas diferenças e conflitos sem transformá-los em guerra total”, afirma texto escrito pela filósofa em 1994.

“A razão da preferência pela democracia reside no fato de ser ela o principal remédio contra o abuso do poder”, escreveu Bobbio em 1983. O Inep também provoca os candidatos com a possibilidade, na redação, de levarem em consideração a questão da obrigatoriedade do voto, trazendo para a proposta da dissertação a adaptação de um texto publicado na revista Época.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com