TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ED - Questão Disertativa

Pesquisas Acadêmicas: ED - Questão Disertativa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  291 Palavras (2 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 2

DADOS DA QUESTÃO

Leia o texto a seguir:

O tema Educação e diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos constitui o eixo central da educação e objeto da política educacional. Diz respeito à efetivação da educação pública democrática, laica e com qualidade social nas instituições educativas de todos os níveis, etapas e modalidades.

A diversidade, como dimensão humana, deve ser entendida como a construção histórica, social, cultural e política das diferenças que se expressa nas complexas relações sociais e de poder.

Uma política educacional pautada na diversidade traz para o exercício da prática democrática a problematização sobre a construção da igualdade social e as desigualdades existentes. Esta construção pressupõe o reconhecimento da diversidade no desenvolvimento sócio-histórico, cultural, econômico e político da sociedade.

Os coletivos políticos, tais como os movimentos: negro, quilombola, indígena, de mulheres, LGBT, ambientalista, povos do campo, povos da floresta e povos das águas, das comunidades tradicionais, de inclusão das pessoas com deficiência, dentre outros, afirmam o direito à diferença, instigam a adoção de políticas públicas específicas, fazendo avançar, na sociedade, a luta política pelo reconhecimento, pela luta contra o racismo e pela valorização da diversidade. Os movimentos sociais contribuem para a politização das diferenças, da identidade e as colocam no cerne das lutas pela afirmação e garantia dos direitos ao atuarem dessa forma, questionam o tratamento dados pelo Estado à diversidade, cobram políticas públicas e democráticas e a construção de ações afirmativas destinadas aos grupos historicamente discriminados.

Disponível em: <http://conae2014.mec.gov.br>. Acesso em: 23 jul. 2013.

Considerando a necessidade da Educação em garantir o direito à diversidade, articulando a justiça social, a inclusão e os direitos humanos, proponha duas ações de políticas públicas que possam contribuir com a efetivação da educação pública democrática, laica e com qualidade social esperada. Apresente argumentos que fundamentem sua resposta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com