TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Demonstração e argumentação

Seminário: Demonstração e argumentação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  Seminário  •  935 Palavras (4 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 4

Demonstração e Argumentação

Existem duas maneiras de fundamentar a verdade das afirmações. Uma delas faz-se pela demonstração e outra pela argumentação.

Que diferenças existem entre elas?

Campo de aplicação:

 A demonstração aplica-se nas ciências lógicas dedutivas, ou seja, matemática e lógica. O caráter abstrato destas disciplinas permite que o raciocínio formal se exerça de modo válido independentemente da realidade .

 Utiliza-se em áreas modernas de investigação como a robótica, a informática e a inteligência universal.

 A argumentação aplica-se a situações concretas da vida. Entra nos domínios das ciências sociais e humanas, ou seja, a economia, a política e o direito.

 Existem casos que não podem ser solucionados pelo rigor da matemática, mas sim por via argumentativa

Ponto de partida:

 A demonstração parte de proposições indiscutíveis independentemente de se tratar de afirmações objetivamente verdadeiras ou hipóteses admitidas por convenção. Os fundamentos a demonstrar subtraem a qualquer tipo de controvérsia.

 Na argumentação parte-se de proposições discutíveis. Há que procurar as premissas no campo das verdades comuns, dos princípios, opiniões e valores correntes, naquilo que é tido como verdade pelos interlocutores. Estas “verdades” não são absolutas, são relativas a dados contextos culturais em determinados momentos da história.

Tipo de Lógica:

 A demonstração pressupõe uma lógica formal, bivalente e constringente, na qual uma afirmação se aceita porque é verdadeira, ou se recusa por ser falsa. Nesta lógica dicotômica, parte-se do princípio que entre ser e não ser não há meio termo, só se aceita o que estiver em sintonia com os critérios de validade lógica.

 A argumentação pressupõe de uma lógica informal, polivalente e flexível. É uma lógica que admite uma série de valores de intensidade variável, porque os argumentos se aplicam a situações com múltiplas alternativas. Na lógica argumentativa ultrapassa-se a dicotomia do verdadeiro e do falso o que faz com que a plausibilidade das premissas autorize uma decisão razoável.

Tipo de linguagem:

 Na demonstração utilizam-se letras e outros sinais que constituem uma linguagem abstrata e simbólica. A linguagem demonstrativa é uma espécie de “linguagem perfeita”, inequívoca, em que a cada signo corresponde um só significado. Esta linguagem tem vantagens como precisão, exatidão, operatividade, eficácia e simplicidade; tem a desvantagem de ser rígida e de uso limitado.

 Na linguagem argumentativa, a circulação de mensagens faz-se por linguagem natural. A linguagem da argumentação é uma linguagem imprecisa e cheia de ambiguidades. Uma expressão pode ter vários significados, como também um significado pode ser expresso por termos diferentes. Esta é a linguagem garante a comunicação humana.

Relação ao contexto:

 A demonstração está isolada de qualquer contexto devido ao seu caráter impessoal. Esta implica um raciocínio lógico dedutivo cujo trânsito é alheio a necessidade e preocupações.

 Em contra partida a argumentação é contextualizada, o emissor deve saber escolher os argumentos. Os efeitos de argumentação diferem em função de quem diz, como diz, a quem diz e para que diz.

Relação ao auditório:

 A demonstração é impessoal. A verdade de uma conclusão deve-se exclusivamente à sua relação necessária com as premissas. Na demonstração os receptores da mensagem tratam-se de um auditório universal. A conclusão, uma vez demonstrada, impõe-se de modo absoluto a todos os seres vivos racionais.

 Na argumentação, a adesão é individual dos sujeitos pertencentes a determinadas comunidades e em determinadas circunstâncias é prioritário. Esta é pessoal, porque a aceitação das conclusões depende de cada uma das pessoas que integram o auditório. A mensagem destina-se a determinados seres humanos, esforçando-se o emissor por conquistar em cada um deles o máximo de adesão.

 Quadro síntese:

Demonstração

Argumentação

Campo de aplicação

Ciências Lógico-dedutivas

Ciências

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com