TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indique Uma ação Leitora Que Demonstra O Papel Ativo E não Passivo Do Leitor.

Artigos Científicos: Indique Uma ação Leitora Que Demonstra O Papel Ativo E não Passivo Do Leitor.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  2.667 Visualizações

Página 1 de 2

Questão discursiva: Indique uma ação leitora que demonstra o papel ativo e não passivo do leitor.

É imprescindível o desenvolvimento do processo de leitura por meio de estratégias para que os alunos tornem-se leitores críticos e cidadãos atuantes. A leitura deve ser o meio que promove a interação entre o leitor e o texto, elaborando uma compreensão através das trocas de conhecimentos e de informações realizadas pelos participantes do discurso.

Vygotsky (1988) acredita que, ao discutir um assunto, proporcionam-se novos espaços para o processo de ensino-aprendizagem, haja vista a criação de conflitos que levam ao desenvolvimento de novos conhecimentos e uma possível (re)construção da identidade do aprendiz. Desse modo, o aluno deve se envolver com aquilo que lê, de modo a ter uma atitude ativa e reflexiva diante do que lhe é exposto.

Para um exemplo do uso das estratégias de leitura podemos usar o exemplo do poema A Bailarina de Cecília Meirelles.

A bailarina

Esta menina

tão pequenina

quer ser bailarina

Não conhece nem dó nem ré

mas sabe ficar na ponta do pé.

Não conhece nem mi nem fá

Mas inclina o corpo para cá e para lá

Não conhece nem lá nem si,

mas fecha os olhos e sorri.

Roda, roda, roda, com os bracinhos no ar

e não fica tonta nem sai do lugar.

Põe no cabelo uma estrela e um véu

e diz que caiu do céu.

Esta menina

tão pequenina

quer ser bailarina.

Mas depois esquece todas as danças,

e também quer dormir como as outras crianças.

Para compreensão do poema usamos as atividades de pré-leitura, leitura e pós-leitura. Como uma pré-leitura é feita uma análise do título de acordo com o conhecimento prévio do leitor. O título “A bailarina” levanta a hipótese de que o poema falará sobre uma dançarina de balé. Nesse momento o leitor se lembra de alguma bailarina que conhece, uma apresentação que assistiu, enfim, faz associações de acordo com sua bagagem cultural.

Durante a pré-leitura também é observada a estrutura do texto, a narrativa em estrofes dfaz deduzir que o texto em questão é um poema e a sua aparente simplicidade levanta a hipótese de ser voltado a crianças.

Durante a leitura é feita uma análise do sentido do texto, o leitor pode fazer as seguintes perguntas: sobre o que fala o poema? A personagem é de fato, uma bailarina? Que elementos demonstram a vontade da menina em se tornar uma bailarina? O que faz dela uma menina igual às outras crianças? O poema possui rimas? Por quantos versos é composto?

Na pós-leitura pode-se discutir o tema, trocar opiniões e realizar atividades práticas sobre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com