TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Proficional

Artigo: Desafio Proficional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  246 Palavras (1 Páginas)  •  367 Visualizações

RELAÇÃO ENTRE O ESPAÇO GEOGRAFICO E A LINGUAGEM

Este tema é muito abrangente, pois o nosso país é muito grande geograficamente falando e também nas variações linguísticas, cada região tem um modo de pronúncia e uma relação de significado. Dentre todas as variações linguísticas uma das mais facilmente identificadas é a variação regional. É o que ocorre, por exemplo entre pessoas de diferentes estados , cidades ou até mesmo por serem de áreas urbanas ou rurais. Dentro do mesmo idioma, podemos encontra variações regionais na pronúncia e no significado, ou seja, um mesmo objeto pode ter nomes diferentes , significados diferentes e se pronunciar de forma diferente .

Podemos destacar que são notáveis as diferentes línguas que se fala no nosso pais, pois os níveis social e culturais são bastantes grandioso e que as variações geográficas as quais nos referimos tem diferentes formas de pronúncias, diferenças de vocabulário e de estrutura sintática dentro de algumas regiões. As diferenças linguísticas entre as regiões podem ser grandes ou não e nem sempre coincidem com as fronteiras geográficas.

A partir da descoberta do Brasil, povos nativos e imigrantes de diferentes costumes, atividades culturais, politicas e sociais foram aos poucos moldando, pronúncias / sotaques e as características regionais. São termos que diferenciam não apenas o português brasileiro com o de Portugal, mas ainda geram as diversas variedades regionais da língua. Isso explica a diferença nos falares nordestinos, mineiros , nortistas, gaúchos , paulistas e cariocas.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com