TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento do moderno dicionário Michaelis

Resenha: Desenvolvimento do moderno dicionário Michaelis. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2014  •  Resenha  •  238 Palavras (1 Páginas)  •  164 Visualizações

Apresentação

A elaboração do Michaelis Moderno Dicionário da Língua Portuguesa estendeu-se ao longo de dez anos e contou com a dedicada colaboração de 84 profissionais especializados. Com esta publicação, a Melhoramentos reafirmou sua tradição na edição de dicionários de qualidade, oferecendo ao público uma grande e imprescindível obra de referência que renovou as possibilidades de estudo, conhecimento e uso correto de nossa língua.

Este dicionário, com mais de 200.000 verbetes e subverbetes, foi planejado com extremo rigor lexicográfico, procurando-se registrar o maior número possível de vocábulos, tanto da linguagem escrita quanto da oral. A obra se baseia no banco de dados lexicográficos da Melhoramentos, que foi reestruturado, revisto e ampliado com milhares de novos verbetes elaborados por especialistas em diversas áreas do saber.

Especial ênfase foi dada ao registro de novas palavras que surgiram com o desenvolvimento das ciências e da tecnologia, além da inclusão dos neologismos da linguagem padrão, dos regionalismos, da gíria e do baixo calão.

Vale ainda mencionar o meticuloso trabalho desenvolvido para registrar a etimologia das palavras com o maior rigor possível, informando a língua de origem, o étimo e os elementos de composição, quando estes puderam ser determinados.

A utilização de sofisticados recursos de informática possibilitou uniformizar as informações, além de sistematizar as remissões e referências cruzadas.

IMPORTANTE: nesta edição, a grafia das palavras segue o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP, 5. ed., março de 2009), respeitando as modificações introduzidas pelo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com