TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dicas De Redação Discursiva

Exames: Dicas De Redação Discursiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  4.480 Palavras (18 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 18

Curso de Redação Discursiva

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Critérios de avaliação

Conteúdo –

a) perspectiva adotada no tratamento do tema;

b) capacidade de análise e senso crítico em relação ao tema proposto;

c) consistência dos argumentos, clareza e coerência no seu encadeamento.

A nota será prejudicada, proporcionalmente, caso ocorra uma abordagem tangencial, parcial ou diluída em meio a divagações e/ou colagem de textos e de questões apresentados na prova.

Estrutura –

a) respeito ao gênero solicitado;

b) progressão textual e encadeamento de ideias;

c) articulação de frases e parágrafos (coesão textual).

Expressão –

A avaliação da expressão não será feita de modo estanque ou mecânico, mas sim de acordo com sua estreita correlação com o conteúdo desenvolvido.

A avaliação será feita considerando-se:

a) desempenho linguístico de acordo com o nível de conhecimento exigido;

b) adequação do nível de linguagem adotado à produção proposta e coerência no uso;

c) domínio da norma culta formal, com atenção aos seguintes itens: estrutura sintática de orações e períodos, elementos coesivos; concordância verbal e nominal; pontuação; regência verbal e nominal; emprego de pronomes; flexão verbal e nominal; uso de tempos e modos verbais; grafia e acentuação.

Na aferição do critério de correção gramatical, por ocasião da avaliação do desempenho na Prova Discursiva - Redação, poderão os candidatos valerem-se das normas ortográficas em vigor antes ou depois daquelas implementadas pelo Decreto Presidencial nº 6.583, de 29 de setembro de 2008, em decorrência do período de transição previsto no parágrafo único, do art. 2º, da citada norma, que estabeleceu o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa:

“A implementação do Acordo obedecerá ao período de transição de 1o de janeiro de 2009 a 31 de dezembro de 2015, durante o qual coexistirão a norma ortográfica atualmente em vigor e a nova norma estabelecida.”

“Será atribuída nota ZERO à redação que:

a) fugir à modalidade de texto solicitada e/ou ao tema proposto;

b) apresentar textos sob forma não articulada verbalmente (apenas com desenhos, números e palavras soltas ou em versos) ou qualquer fragmento de texto escrito fora do local apropriado;

c) for assinada fora do local apropriado;

d) apresentar qualquer sinal que, de alguma forma, possibilite a identificação do candidato;

e) for escrita a lápis, em parte ou em sua totalidade;

f) estiver em branco;

g) apresentar letra ilegível e/ou incompreensível.”

DA PROPOSTA TEMÁTICA

Em geral, os concursos apresentam uma (ou duas) proposta(s) temática(s) acerca do tema.

PROPOSTA 1

1. Atente para o texto que segue:

Desculparia de bom grado em nosso povo e tendência para não admitir como modelo e regra de perfeição moral senão os próprios usos e costumes, pois é defeito generalizado, não somente no homem comum como em quase todos os homens, reconhecer e seguir apenas o que se praticou desde o berço. (Montaigne)

2. Aproveite as ideias desse texto para resolver uma dissertação, na qual você exporá seu ponto de vista acerca do seguinte tema:

A transitoriedade das leis atende ao permanente senso de justiça.

SUGESTÃO DE DESENVOLVIMENTO

O primeiro passo é ler atentamente o que se pede na questão:

“Aproveite as ideias desse texto para resolver uma dissertação, na qual você exporá seu ponto de vista acerca do seguinte tema:

A transitoriedade das leis atende ao permanente senso de justiça.”

Como a banca pediu que você, candidato, apresente o ponto de vista, a estrutura do texto deve ser dissertativo-argumentativa.

Outro aspecto importante a ser observado refere-se ao tema central, que está contido na frase “A transitoriedade das leis atende ao permanente senso de justiça”. Porém, note que a proposta temática é obscura. Para entendê-la, recomendo analisar o significado das palavras-chave. Por exemplo, no contexto, o vocábulo “transitoriedade” nos remete àquilo “que é breve, passageiro”, ou seja, significa “mudanças”. Perceba que há um aparente paradoxo (contraste) com a outra palavra-chave “permanente” (o que é duradouro, estável).

E por que a FCC misturou essas palavras? Fazendo uma “ponte” com o texto motivador, a banca examinadora provavelmente quis induzi-los à seguinte inferência: “por não admitirem perfeição moral, as leis são transitórias e modificadas para adequar-se ao senso de justiça, o qual é permanente por basear-se nos usos e costumes”. Em outras palavras, ao elaborar o texto, poderemos abordar a temática da seguinte forma:

“o permanente senso de justiça implica necessárias mudanças nas leis”.

Feita a decodificação da proposta temática, estaremos aptos a redigir o texto.

INTRODUÇÃO

O parágrafo de introdução deve retomar a ideia/palavra-chave da proposta temática contida no texto de apoio e, também, apresentar o posicionamento do redator (tópico frasal).

Exemplo:

A transitoriedade das leis é um fato incontestável em qualquer sociedade e ordenamento jurídico-democrático. Essa mudança revela os atuais entendimentos dos tribunais, a adequação dos direitos às obrigações, bem como efetiva a prestação jurisdicional.

Veja que, no parágrafo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com