TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferença entre parlamentarismo e presidencialismo

Por:   •  1/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.794 Palavras (8 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 8

PARLAMENTARISMO X PRESIDENCIALISMO

Quais são suas virtudes e vícios? Qual sistema é mais adequado para novas democracias e por quê? Temos uma resposta universal para todos os países? Diferentes países do mundo têm seu próprio sistema político para que seus países sejam administrados e organizados e a maioria deles pertence a dois sistemas principais: o sistema presidencial e parlamentar e suas próprias características únicas. Os sistemas presidencial e parlamentar têm diversas características diferentes em sua natureza e funcionamento prático, e cada um tem suas próprias virtudes e vícios. Diante da mudança da situação política mundial e das novas democracias, eles têm suas próprias vantagens para o desenvolvimento das novas democracias; No entanto, não existe uma resposta universal para todos os países do mundo, cujo sistema é mais adequado para suas novas democracias.

Para o presidencialismo, é um sistema que dá ao presidente o maior poder na decisão do país. O presidente geralmente centraliza o poder político e o poder simbólico em sua própria mão. Para o poder político, ele tem um gabinete que é responsável por ele e ajudando-o a tomar vários tipos de decisões em diferentes assuntos, incluindo decisões de rotinas diárias e algumas decisões importantes como declarar guerras e nomear funcionários do governo, ele obteve o maior poder na execução das políticas em um país.

Para o poder simbólico do presidente, ele representa um estado. Ele seria responsável pela maioria das questões externas, como expressar o ponto de vista e a visão de um país em relação a uma questão específica, receber os embaixadores estrangeiros e visitar o país. Outros países, a fim de promover o país e estabelecer diferentes tipos de redes, incluindo as estratégicas e econômicas.

A característica mais importante do sistema presidencial é a separação do poder. O poder do legislativo e executivo é separado e são independentes uns dos outros. Existem eleições diferentes para eleger os membros dos poderes executivo e legislativo, respectivamente, e, portanto, os dois ramos podem ser controlados por diferentes partidos políticos.

O sistema parlamentar é outro importante sistema político que representa cerca de 30% de todos os governos no mundo moderno e a assembleia pode remover o governo. O sistema parlamentar tem características principais da fusão do poder que o poder legislativo e executivo era ocupado pelo mesmo órgão.

O poder simbólico e político no sistema parlamentar é, ao contrário do sistema presidencial, separado em dois indivíduos avulsos e os dois indivíduos geralmente são chamados de "chefe de Estado" e "executivo-chefe" e o título está sujeito a mudanças em diferentes países. O exemplo do chefe de Estado nos estados modernos inclui a Rainha da Inglaterra, Elizabeth II, o Imperador do Japão, Akihito e sua função é simbolizar o estado e responsável pelas questões externas como receber embaixadores e realizar tarefas cerimoniais. Alguns dos chefes de estado são escolhidos por sucessão e os outros geralmente são escolhidos por um órgão governamental como a legislatura.

O chefe executivo é responsável pela outra parte da gestão do país, ele é o chefe do poder executivo, e ele é responsável pela elaboração de políticas e também pelo funcionamento diário do governo. O chefe executivo geralmente vem do partido maioritário no parlamento, no entanto, quando não há um partido político maioritário, pode haver um governo de coalizão que governa o estado, como na Grã-Bretanha.

Em 2000, cerca de 20% do governo em sistemas democráticos é de sistema misto, contendo as características do sistema parlamentar e presidencial.

Tanto o sistema parlamentar, como o presidencial têm suas próprias virtudes e vícios e explica por que existem diferentes países que apoiam diferentes sistemas com base em sua situação e seus antecedentes históricos e necessidades reais. No entanto, eles não possuem virtudes e vícios absolutos, existem apenas comparativamente vantagens.

A primeira virtude do sistema parlamentar é a exigibilidade de suas promessas aos seus apoiantes e cidadãos. O governo parlamentar tem uma vantagem estrutural, portanto, pode passar sua decisão mais rapidamente. Como mencionado acima, o gabinete executivo foi escolhido dentro do parlamento e geralmente é dominado por um partido maioritário. Assim, sempre que o governo propor algumas novas políticas, os legisladores que a maioria deles estão no mesmo partido ou a mesma linha com o governo apoiarão e votarão para as políticas, as políticas propostas pelo governo parlamentar teriam uma chance muito maior e menor resistência a ser executada.

No entanto, o sistema parlamentar tem um vício, também devido à sua estrutura. Uma vez que o governo é eleito e eleito pelo parlamento, o poder do parlamento é forte o suficiente para entregar o governo. "O sistema parlamentar não oferece segurança no emprego". O executivo-chefe perderá sua posição se as políticas que ele propôs não sejam favorecidas pelos legisladores, portanto, as políticas feitas pelo governo parlamentar seriam mais conservadoras se não houver um partido da maioria absoluta.

Além disso, a qualidade das políticas não tem promessa, uma vez que são menos desafiadas e discutidas pelos legisladores. O ritmo acelerado de tomar decisões não pode garantir a qualidade das decisões tomadas.

Por outro lado, o sistema presidencial também obteve suas próprias virtudes e vícios. A virtude do sistema presidencial é que há separação de poderes e, portanto, o poder legislativo poderia verificar o poder e os atos do poder executivo. Por isso, haverá menos chances de o executivo implementar políticas que não obtenham consenso público e alta popularidade. O ramo legislativo pode atuar como um "réu" do público quando o governo executa políticas não razoáveis. A discussão e os desafios da legislatura também trarão mais opiniões e pensamentos para o governo e uma maior qualidade e políticas mais arredondadas podem ser feitas.

Em segundo lugar, o sistema presidencial assegura a estabilidade do poder executivo, uma vez que os dois ramos são separados e independentes um do outro, portanto, a legislatura não pode dissolver o gabinete como no sistema parlamentar. Tanto os legisladores quanto o presidente têm prazo fixo e isso os encoraja a planejar prazos mais longos de políticas, pois existe certeza.

No entanto, existem também vícios para o sistema presidencial, devido às suas características de verificar e equilibrar. O controle e o equilíbrio podem alcançar melhores políticas; Por outro lado, leva muito mais tempo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (52.4 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com