TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dpp Aula3 Projeto De Vida

Exames: Dpp Aula3 Projeto De Vida. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2014  •  1.278 Palavras (6 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 6

Este trabalho busca apresentar aspectos relevantes sobre a elaboração e gestão de Projeto de Atividades (Plano de Negócios), onde o grupo procurou aliar teoria e prática para formular um Pré-Projeto, denominado “Lançamento do Projeto de Produção de Imóveis sob Encomenda pela Empresa Financial Imobiliária - Campo Grande-MS”. Partindo da contextualização da situação do mercado imobiliário no Estado de Mato Grosso do Sul, de modo especial o mercado campo-grandense, também mostra os desafios e tendências que a empresa tem que enfrentar para alcançar a excelência na prestação de serviços e produtos de qualidade. Um relatório divulgado pelo Banco Central no início do mês de abril mostrou que a valorização de imóveis no país caminha para uma estabilidade, isto é, o preço dos imóveis que era historicamente baixo sofreu uma correção nos últimos anos e agora essa valorização se acomodou e está crescendo em patamar sustentável. Nosso objetivo é fornecer subsídios aos gestores e executivos da empresa Financial Imobiliária para a implementação do projeto de produção de imóveis sob encomenda para atender necessidades diversas, entre as quais salas para escritórios, consultórios, laboratórios, clínicas médicas, clínicas odontológicas, indústrias e outros para atender às necessidades específicas dos clientes. Para o desenvolvimento do escopo do trabalho foram consultadas publicações sobre gestão de projetos e gestão imobiliária, além de informações obtidas por meio de consulta a documentos, sites especializados, conversas com responsáveis pela empresa e entrevista com a gerência, além da observação direta para complementar os dados. Os resultados dos dados coletados na empresa e nas publicações sobre Gestão de Projetos revelaram que a empresa Financial Imobiliária precisa inserir em sua estrutura organizacional o setor Gerência de Projetos como estratégia competitiva, conforme modelo sugerido na proposta elaborada pelo grupo.

INTRODUÇÃO

Neste pré-projeto será apresentado o programa de lançamento de um empreendimento imobiliário voltado aos clientes atuais e potenciais da empresa Financial Imobiliária, com 49 anos de atividade e a identificada como a primeira empresa inscrita no CRECI (CRECI 001/J) do nosso Estado.

Trata-se de uma empresa reconhecida pela qualidade no atendimento e produtos/ serviços que oferece. Conforme informações obtidas no site oficial da Financial Imobiliária, trata-se de uma empresa focada na “administração de imóveis, organização, vendas e gerenciamento de loteamentos urbanos, incorporação, construção e vendas de empreendimentos”. Também “viabiliza locações específicas, com estudos para produção de imóveis para atender às necessidades de seus clientes”. No interior do Estado atua somente no segmento de loteamentos.

Deve ser ressaltado que o serviço de produção de imóveis para atender às necessidades específicas de seus clientes, objeto de investigação deste pré-projeto, vem sendo realizado, porém, sem um planejamento sistematizado, ou seja, um Plano de Negócios inserido no sistema administrativo da empresa. Por isso acreditamos que implementar essa atividade no sistema de gestão proporcionará o sucesso do empreendimento e fidelização dos clientes, sendo a elaboração de um Plano de Negócios essencial.

Zuini (2013) afirma que uma empresa tem várias formas de crescer. Uma delas é oferecendo mais produtos aos consumidores. Esse crescimento, no entanto, só ocorre de verdade se este lançamento for bem planejado.

No caso da empresa Financial Imobiliária a ideia do lançamento da produção de imóveis sob encomenda vem de uma verificação de necessidade do mercado e pela capacidade de produção observada na empresa devido a comprovada experiência (49 anos de atuação no mercado imobiliário do Estado de Mato Grosso do Sul) e percepção da oportunidade de crescimento econômico da Região Centro-Oeste.

Diante do exposto, resta evidenciar se há mercado para o lançamento da ideia de negócio. É o que se propõe com a apresentação deste pré-projeto.

Os mercados, imobiliário e da construção civil, são historicamente importantes fatores de crescimento do país, principalmente por ser geradores de empregos diretos e indiretos e atualmente vivenciam um bom momento. O mercado sul-mato-grossense acompanha esse crescimento provocado pela estabilidade econômica e aumento da oferta de financiamentos.

De acordo com dados fornecidos pela empresa Milênio Consultoria (2013), especialista na Região Centro-Oeste do Brasil, com ênfase no Mato Grosso do Sul, o Estado vem se destacando a partir da última década como um dos estados com melhor desempenho econômico. Esse crescimento tem se dado de forma sustentável graças ao processo de diversificação da economia e da agregação de valores nas cadeias produtivas tradicionais. Hoje o Estado passa pelo desenvolvimento dos setores industriais e de serviços com destaque nas cadeias produtivas da madeira (incluindo papel e celulose), cadeias produtivas da cana de açúcar (incluindo o etanol, açúcar e energia), cadeias produtivas das carnes (avicultura, suinocultura, piscicultura e indústrias frigoríficas e insumos).

Sobre o mercado imobiliário em Campo Grande, o presidente do Sindimóveis/MS (Sindicato dos Corretores de Imóveis. MS, 2012) analisa como estável, ressaltando que há pelo menos três anos não se vive crise. Segundo o presidente o aquecimento nos negócios teve início

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com