TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ED 1

Seminário: ED 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  Seminário  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 2

Respostas simulado 1 – ED

O resumo é um gênero da esfera acadêmica que é amplamente usado como ferramenta de compreensão de texto. Tendo em vista o conceito apresentado, analise os itens abaixo:

1. Tratar de problemas científicos, embora de extensão relativamente pequena.

2. Apresentar a opinião sobre uma obra, com a inserção de expressões explícitas do tipo “eu acho que”, “na minha opinião” e “eu penso que”.

3. Apresentar com fidelidade ideias ou fatos essenciais contidos num texto.

Com base na análise realizada, pode-se afirmar que somente:

R: A afirmativa III está correta.

Os novos ideólogos da modernização, a partir da dicotomia tradicional-moderno, como antigamente, apresentam-nos a sociedade ocidental industrializada, tecnologicamente avançada e moderna como um modelo ideal a ser seguido pelos países da periferia. O termo em destaque se refere, neste contexto, a países sem:

R: Integração.

Os organizadores textuais (conectivos) são fundamentais para a clareza e a coerência textuais. Tendo em vista a relação entre sentido e elemento coesivo, assinale a opção que confirma o estabelecimento de ideia e a estrutura em destaque.

O simples emprego de 'globalizar' referindo- se a uma realidade que divide, marginaliza, expulsa e exclui, não por acidente ou casualidade, mas como regularidade ou norma, passa por cima desta regularidade ou norma, dificultando a sua percepção e mesmo omitindo-a. Consciente e deliberadamente, ou não, a utilização da palavra nestas condições tem exatamente tal eficácia (Limoeiro-Cardoso, 1999, p. 106).

Marque a opção correta:

R: Oposição.

Analise o parágrafo abaixo:

Criou-se um ambiente intelectual propício para conferir ares de novidade a acontecimentos e tendências que constituem a repetição, sob nova roupagem, de fenômenos às vezes bastante antigos. De um ponto de vista histórico "globalização" é a palavra da moda para um processo que remonta, em última análise, à expansão da civilização européia a partir do final do século XV (Batista Júnior, 1997, p. 6).

Assinale a alternativa que fundamenta a linha de raciocínio de Batista Júnior.

R: Globalização é um termo muito utilizado, contudo seus fundamentos têm raízes em momentos históricos anteriores;

O artigo científico trata de problemas científicos, embora de extensão relativamente pequena. Os temas são apresentados e desenvolvidos, com a preocupação ortográfica e de vocabulário. Leia o parágrafo abaixo e responda o que se pede.

A tendência do sistema capitalista à expansão contínua das forças produtivas é algo inato à sua constituição. No entanto, contraditoriamente, os obstáculos decorrentes das relações de produção (apropriação privada dos meios e riquezas geradas), explicam as constantes crises do sistema, cujas implicações hoje são mundiais.

No parágrafo, o termo grifado se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com