TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTAGIO SUPERVISONADO

Dissertações: ESTAGIO SUPERVISONADO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  1.204 Palavras (5 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 5

APRESENTAÇÃO

Para fazer uma poesia, não basta só escrever o que pensa, o importante é combinar as palavras. A poesia é uma forma diferente de escrever sobre os sentimentos e emoções. Poesia para crianças é tipo de brincadeira, só que com as palavras, que combinadas, que constroem sons, ritmos e imagens diferentes. Os professores devem incluir a poesia nas suas práticas da Educação infantil pois a poesia além de desenvolver o senso crítico da criança potencializa o desenvolvimento da leitura e escrita convencional, justamente porque ela se deixa envolver e fascinar pela rima, pelo ritmo e pela sonoridade e proporciona um momento lúdico tão importante no desenvolvimento integral das crianças e amplia as possibilidades de comunicação e expressão, e interesse por gêneros literários. Vale ressaltar que as crianças expressam a poesia de várias maneiras: cantando, desenhando, brincando, recortando, teatralizando, enfim a poesia deve explorar bastante a sensibilidade e a fantasia da criança. Assim sendo, pensando no grupo V do Centro Integrado de Educação Infantil- CIEI Bomba é que este projeto foi desenvolvido.

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A Escola Creche da Bomba foi criada na década de 80, para oferecer atendimento de Educação infantil ás crianças desta comunidade e de outros bairros.

Possuía duas salas de aula e atendia a crianças de 3 a 6 anos de idade em turno integral. Não há registro de funcionamento desde sua criação até o ano de 1992.

No ano de 2007 a escola passou por uma reforma, sendo reinaugurada no dia 20 de setembro do mesmo ano. Denominada de Centro Integrado de Educação Infantil - Bomba. A instituição tem o nome do bairro, é mantida pela Prefeitura Municipal de Camaçari, pois atende 248 crianças na faixa etária de três a cinco anos nos turnos matutino e vespertino. O novo ambiente traz espaços diferenciados para o desenvolvimento integral das crianças. É composto de 02 áreas para a realização de atividades diversas, 06 salas de aula, 01 sala para brinquedoteca, 01 sala dos professores e coordenação, 01 secretaria, 01 refeitório, 02 cozinhas, 01 biblioteca, 01 sala de multimídia, 02 depósitos, 02 banheiros para crianças, 03 banheiros para funcionários, 01 berçário (que não funciona).

As salas de aula são apropriadas, possuem carteiras e cadeiras apropriadas para a faixa etária, armário para guardar materiais, mural, quadro branco, e 01 aparelho de som.

O quadro de funcionários é formado por 19 pessoas, sendo 01 na função de diretora, 01 coordenadoras, 01 secretária, 02 merendeira 02 porteiros e 08 professores e 04 assistentes de creche.

O Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola está em desenvolvimento, pois o objetivo é concluí-lo com a pratica pedagógica na educação infantil deve se organizar de modo que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades - desenvolver uma imagem positiva de situando de forma cada vez mais independentes, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações.

O construtivismo é a metodologia utilizada, que visa, dentre outras coisas contribuir para expressão oral e corporal, possibilitando a criação, expressão e comunicação das crianças.

O trabalho da escola está vinculado ás questões sociais e aos valores democráticos, assim, os valores que regem a atuação das pessoas da escola são determinantes da qualidade de ensino sobre a formação das crianças.

Projeto Poesia Leilão de Jardim

Leilão de jardim

CECÍLIA MEIRELES

Quem me compra um jardim com flores?

Borboletas de muitas cores,

Lavadeiras e passarinhos,

Ovos verdes e azuis no ninho

Quem me compra este caracol?

Quem me compra um raio de sol?

Um lagarto entre o muro e a hera,

Uma estátua da Primavera?

Quem me compra este formigueiro?

E este sapo, que é jardineiro?

E a cigarra e a sua canção?

E o grilinho dentro do chão?

(Este é o meu leilão)

Objetivo Geral

Desenvolver suas capacidades intelectuais, criativas, estéticas, expressivas e emocionais por meio de atividades práticas que a estimulem á ação, a descoberta e a participação ativa no seu ambiente físico e social.

Objetivos Específicos

- Despertar o interesse pela leitura e pela poesia

- Desenvolver a Linguagem oral e escrita das crianças;

- Promover a reflexão e problematização sobre a construção da escrita oportunizando incentivando tais produções;

- Conhecer, reconhecer e identificar esse gênero textual;

- Experimentar e participar da elaboração de textos.

Metodologia

As atividades serão desenvolvidas através da leitura do poema, e da transcrição do poema para o papel metro, de forma lúdica. A partir da iniciação desta atividade, será explicado às crianças as características de um texto poético. Ler a poesia acompanhando a escrita do cartaz. Questionar sobre o assunto da poesia e os elementos que a compõe, desenvolvendo a comunicação oral e escrita.

.

Atividades / Desenvolvimento

-Leitura da poesia

-Apresentar o título e a autora da poesia e explicar e explorar o significado da palavra leilão.

-Sugerir que observando a lista

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com