TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Estágio SUPERVISONADO Educação De Jovens E Adultos (EJA)

Artigo: Relatório De Estágio SUPERVISONADO Educação De Jovens E Adultos (EJA). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  3.800 Palavras (16 Páginas)  •  625 Visualizações

Página 1 de 16

OLGA CECÍLIA DOS SANTOS – RA: 2300007951

Relatório de Estágio SUPERVISONADO Educação de Jovens e Adultos (EJA)

VALPARAÍSO – GO

2014

OLGA CECÍLIA DOS SANTOS – RA 2300007951

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISONADO –

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULOS (EJA)

Relatório de Estágio apresentado ao orientador de estágio. Professora - tutora Maria do Socorro e a Professora a distância Elisângela da Cruz Siqueira dos Santos do Curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera UNIDERP, para o cumprimento da Disciplina de Estágio Supervisionado – Educação de Jovens e Adultos (EJA).

VALPARAISO - GO

2014

SUMÁRIO

Ficha de Identificação do Aluno.............................................................................04 Introdução.................................................................................................................05

Atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado – Educação de Jovens e Adultos

1 – Entrevista com o responsável pelo processo ensino-aprendizagem na Escola.........................................................................................................................08

2 – Plano de Aula ......................................................................................................9

3 – Regência..............................................................................................................14

Considerações finais...............................................................................................20

Referências Bibliográficas......................................................................................23

Anexos.......................................................................................................................24

IDENTIFICAÇÃO

Nome do Estagiário: Olga Cecília dos Santos

RA: 2300007951

Curso: Pedagogia

Semestre: 6º

Ano: 2014

Início do estágio:

Término do Estágio:

Instituição concedente do estágio

Nome da Instituição: Escola Municipal Valparaíso II

Endereço: AE QD 4/7 Bairro: Valparaíso II – Valparaíso de Goiás

Telefone: 3627-8211

Responsável: Eunice de S. M. Silva

Introdução

O presente relatório de estágio tem seu enfoque a Educação de Jovens e Adultos (EJA), ou seja, um olhar de pesquisa nesta tão graciosa modalidade de ensino formal ou não formal, onde os estudantes desenvolvem suas capacidades enriquecem seus conhecimentos e melhoram suas competências técnicas profissionais tentando atender as suas próprias necessidades e assim contribuir como cidadão na sociedade ao qual está inserido.

Apesar de o estágio nesta modalidade ser considerado curto, traz grandes contribuições, para ação reflexão do profissional que adentrará no campo da Educação de Jovens e Adultos.

A observação nas primeiras semanas tem que ser criteriosa, percebendo os anseios, rejeições, ações, metodologias, aceitação da turma que neste momento já identifica outra pessoa além da professora regente em sala de aula.

A coparticipação precisa ser envolvente, tranquilizando os educandos. Confiança é uma coisa muito importante, mesmo sendo curto o período junto à turma, os enlaces de confiar e de segurança do trabalho que está propondo a turma tem que ser significativo, cordial e consistente.

A semana de regência é o ápice do trabalho, pois é quando colocamos em prática realmente o que acreditamos, e desenvolvemos as atividades buscando um avanço no aprendizado recíproco de ideias e saberes diferente.

Além de trabalhar alfabetização, tradicional exigida pela professora regente, o letramento veio em parceria dando significado a todas as ações desenvolvidas durante este período.

O suporte de trabalhar o currículo oculto foi uma opção de grande relevância, pois com força na interdisciplinaridade, transversalidade foi trabalhada assuntos considerados tabus, preconceito, e valores sociais que estão presentes no cotidiano dos estudantes.

Sendo assim, este relatório tem o objetivo de contribuir para um pensar e repensar do Docente da Educação de Jovens e Adultos, contrastando e refletindo sobre as práticas em sala de aula. Também em especial objetiva o olhar de minha prática como formador de cidadãos críticos e autônomos de seu papel na sociedade e na transformação social no meio em que estes estudantes estão vivendo.

A ESCOLA MUNICIPAL VALPARAÍSO II - é uma escola com capacidade para atender 300 estudantes.

Na parte da manhã acolhe de 1º ao 5º à tarde do 6º ao 9º. Oferecem-se, no turno noturno, cursos específicos voltados para Educação de Jovens e Adultos, também em nível de Ensino Fundamental.

A ESCOLA MUNICIPAL VALPARAÍSO II, está situado no atrás do Batalhão de Polícia na principal no bairro do Valparaíso II. Está vinculado à Rede Municipal de Educação. Possui espaços para recreação, refeitório, sala de vídeo e a Biblioteca, sob a Coordenação do Prof. Otto M. Andrade. Apesar de a escola contar com uma infraestrutura ampla, bem arejada e de boas dimensões, para a prática escolar.

Dentro do, atua uma equipe composta pelo (a) diretor (a) Eunice de S. M. Silva, cerca de 06 professores, 01 coordenador

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com