TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DO ESTÁGIO SUPERVISONADO VI: GESTÃO A GESTÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA

Casos: PROJETO DO ESTÁGIO SUPERVISONADO VI: GESTÃO A GESTÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  1.767 Palavras (8 Páginas)  •  1.205 Visualizações

Página 1 de 8

projeto gestão escolar

1 INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado em gestão escolar será realizado na escola_____terá inicio -----.

O estágio supervisionado é tema indispensável nos debates em torno da formação profissional e tem importância relevada quando se trata de cursos de formação de professores. Conforme a legislação vigente, a realização de estágio supervisionado é obrigatória no qual consta nas diretrizes curriculares nacionais para o curso de pedagogia – Resolução CNE/CP 1/2006 (BRASIL, 2006). De acordo com os estudos, através das apostilas do curso Pedagogia e segundo alguns estudiosos citados na mesma, gestão tem sido um assunto muito discutido atualmente. Para dar inicio a este relato. “A concepção democrática participativa acentua a necessidade de combinar a ênfase sobre as relações humanas e sobre a participação nas decisões com as ações efetivas para atingir, com êxito, os objetivos específicos da escola” (LIBÂNEO, 2003, p.23). A gestão escolar deve ser, portanto, caracterizada por um modo de ser e um modo de fazer que priorizem as ações conjuntas, isto é, associadas e articuladas com a participação de todos que estão inseridos no contexto escolar. vamos considerar o que nos diz LUCK, (2009, p 22). Os gestores escolares, constituídos em uma equipe de gestão, são os profissionais responsáveis pela organização e orientação administrativa e pedagógica da escola, da qual resulta a formação da cultura e ambiente escolar, que devem ser mobilizadores e estimuladores do desenvolvimento, da construção do conhecimento e da aprendizagem orientada para a cidadania competente. Entendo as considerações da autora em relação à responsabilidade dos gestores escolares, enquanto equipe, deve proporcionar uma gestão de qualidade na escola. Para isso, necessita, além de outros fatores, uma pedagogia que mobilize e estimule a ampliação da aprendizagem, do conhecimento e do desenvolvimento da mesma. É no ambiente escolar que se da forma a cultura e o conhecimento, necessários não só para a escola como também para a vida cidadã.

2 OBJETIVOS

2.1 GERAIS

• Reconhecer a importância da gestão democrática no espaço escolar em seus aspectos: administrativo, financeiro e pedagógico.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Assegurar o funcionamento regular do Conselho Escolar, garantindo a participação dos diferentes segmentos da comunidade escolar.

• Discutir e deliberar em colegiados as prioridades da escola quanto à aplicação dos recursos financeiros.

• Utilizar o Projeto Político Pedagógico – PPP como elemento norteador das ações a serem desenvolvidas na escola.

• Conhecer o plano de trabalho do diretor;

• Identificar as atividades realizadas pelo diretor em relação a: organização administrativa; ao financiamento e manutenção da escola; à relação com o NRE; aos aspectos pedagógicos da escola; aos conselhos de escola e de classe; a APPF; à efetivação da gestão democrática.

• Como são organizados e acompanhados os processos de avaliação externa e interna.

• Conhecer o plano de trabalho do pedagogo.

• Identificar diferentes materiais organizados pelo pedagogo como fichas de acompanhamento de alunos e de educadores.

• Identificar atividades e documentos de responsabilidade do pedagogo.

• Verificar como o pedagogo faz o atendimento e acompanhamento ao trabalho do professor (planejamento, avaliação, projetos).

• Observar como é realizado o atendimento ao aluno, as formas de registro e de e de acompanhamento para garantir a frequência, a permanência e a aprendizagem.

3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A gestão democrática da educação nas instituições educativas e nos sistemas é um dos princípios constitucionais do ensino público, segundo o art. 206 da Constituição Federal de 1988. O pleno desenvolvimento da pessoa, garantia da educação como dever de Estado e direito do cidadão, conforme o art. 205, ficará incompleto se não se realizar em práticas concretas no espaço da escola.

Por sua vez, a LDB (Lei n° 9.394, de 1996), confirmando esse princípio e reconhecendo a organização federativa, no caso da educação básica, repassou, aos sistemas de ensino, a definição das normas da gestão democrática a construção de uma cultura de participação da comunidade escolar, promovendo a confiança na escola pública, de modo a favorecer a formação plena do estudante.

Na percepção de Luck (2006), a gestão escolar como um conceito novo, supera o enfoque limitado de administração, a partir do entendimento de que os problemas educacionais são complexos e demandam uma visão global e abrangente, assim como uma ação articulada, dinâmica e participativa. A mobilização dinâmica promove o trabalho em equipe do elemento humano coletivamente organizado, enfocando, em especial, sua energia e competência como condições básicas e fundamentais da qualidade da educação e das ações realizadas no sistema e unidades de ensino. A gestão escolar emerge para superar, entre outros aspectos, a carência de:

Orientação e de liderança clara e competente, exercida a partir de princípios educacionais democráticos e participativos; referencial teórico-metodológico avançado para a organização e orientação do trabalho em educação; Uma perspectiva de superação efetiva das dificuldades cotidianas pela adoção de mecanismos e métodos estratégicos globalizadores. (LUCK, 2006, p.23).

Portanto, a gestão democrática é um exercício de cidadania, fundamental para o avanço da sociedade, que planeja ser mais justa e igualitária.

Compete à gestão escolar estabelecer o direcionamento e a capacidade de mobilizar, sustentar e dinamizar as ações de escola, de maneira que sejam orientadas para resultados. Embora não haja uma única maneira de implantar um sistema de gestão participativa, é possível identificar alguns princípios, valores e prioridades, na construção efetiva dessa gestão. Libâneo (2004, p.79), afirma que:

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com