TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação física E Portugues

Dissertações: Educação física E Portugues. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  1.352 Palavras (6 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 6

A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE AULA E DA AVALIAÇÃO

O plano de aula e a avaliação são etapas de alta importância para um bom desempenho do professore e total aprendizagem do aluno, visto que mesmo um docente experiente precisa estar preparado para entrar em sala de aula, sabendo quais objetivos pretendem alcançar durante a aula, unidade ou semestre, qual recurso irá utilizar e como pretende avaliar o discente conforme seu desempenho.

O plano de aula deve está composto em etapas, onde serão descritos o conteúdo a ser trabalhado, os resultados que se pretende alcançar, dentro dos princípios pedagógicos da escola, o percurso que a aula deve tomar, os materiais utilizados e a forma de avaliação que será usada, além dos materiais consultados e disponibilizados para a aula.

“É a seqüência de tudo o que vai ser desenvolvido em um dia letivo. (...) É a sistematização de todas as atividades que se desenvolvem no período de tempo em que o professor e o aluno interagem, numa dinâmica de ensino-aprendizagem.” (PILETTI, 2001, p.73).

O planejamento da ação educativa é de suma importância para um aprendizado eficaz, porém existem professores que são negligentes na sua prática educativa, improvisando suas atividades. Em conseqüência, não consegue alcançar os objetivos descritos no projeto pedagógico, falhando na formação do aluno como cidadão. Esse erro ocorre porque muitas vezes os educadores acham que por ser experientes não precisam de um planejamento e acabem copiando o plano do ano anterior, deixando de lado a necessidade cultural e social da turma atual, ou seja, o professor deve está a par da realidade educacional da escola onde trabalha, a fim de planejar suas aulas dentro das necessidades dos alunos, pois sem ter uma certa intimidade com os problemas locais, ele será induzido a improvisar sem a preocupação de alcançar uma aprendizagem real.

“Todo mestre precisa entender que esse conjunto de regras, embora pareça muito burocrático e teórico para uns, ou mesmo inútil para outros, trata-se de uma tentativa clara para que os alunos aprendam e apreendam o que for necessário durante o período escolar.” (GUTENBERG, 2008, p. 21).

A avaliação é tão importante quanto o plano de aula, pois através dela o professor pode melhorar sua prática em relação ao ensino em sala de aula e também analisar se o aluno está assimilando o que lhe foi passado. Pode-se classificar a avaliação em: diagnóstica, formativa e somativa.

A avaliação diagnóstica ocorre antes do processo de ensino, ou seja, ajuda o professor a reconhecer os conhecimentos que o aluno leva para sala de aula. A avaliação somativa é responsável por classificar o aluno, envolvendo um grande número de conteúdos, enquanto a avaliação formativa possibilita um dialogo entre professor e aluno.

Para ter sentido, a avaliação em sala de aula deve ser bem fundamentada quanto a uma filosofia de ensino do professor. A partir dessa premissa, o professor pode acumular dados sobre alguns tipos de atividades, observações sobre comportamentos positivos que o aluno expõe em sala de aula provas, questões ou itens ao longo do seu trabalho, criando um acervo de referência para suas atividades de avaliação dentro de seu processo de ensino.

É muito importante que o professor possa criar, e verificar no uso, atividades diversas que ensejem avaliação de processos de aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de atitudes, de formas de estudo e trabalho, individual ou coletivamente, para utilizar no decorrer de suas aulas. A auto avaliação também é um fator primordial para uma aprendizagem eficaz, pois quando educador procurar melhorar e atualizar sua metodologia estará também contribuindo para que o aluno sinta mais facilidade em aprender o conteúdo.

PLANO DE AULA: FUTEBOL PRA TODOS

1. Conteúdo

Interpretação de texto esportivo através da leitura do texto informativo “Regras de um jogo de futebol” e aplicação das regras na quadra esportiva.

2. OBJETIVOS.

• Compreender o futebol como manifestação social;

• Levar o aluno a interpretar as regras do jogo;

• Discutir as regras, levando os alunos a participarem de uma partida de futebol.

3. Procedimentos Metodológicos

No primeiro momento os alunos irão fazer a leitura do texto informativo “Regras de um jogo de futebol” na sala de aula, irão discutir as regras. Cada aluno deve dar sua contribuição sobre o assunto, dentro do contexto, em seguida devem discutir a função de cada jogador na quadra. Os alunos poderão pesquisar em outras fontes como internet ou livros sobre o assunto.

Em seguida deveram montar um time, escolhendo os alunos que se saiam melhor em cada função. Os times devem participar de uma partida, respeitando as regras do texto.

No final da partida devem discutir quem se adaptou melhor em cada função e como é jogar dentro das regras exigidas.

4. Recursos de Ensino

• Bolas de futebol;

• Texto informativo;

• Internet e livros.

5. AVALIAÇÃO

A avaliação será de forma contínua, ou seja, será avaliado o desempenho do aluno nas participações das atividades, seja nas discussões das regras e na participação da atividade na quadra, através dessa observação será atribuída uma nota.

6. REFERÊNCIAS

http://esmf.drealentejo.pt/pgescola/cti10_05/futebol/html/regras. Acessado em 31 de outubro de 2014 as 17:08, FONTE DO TEXTO INFORMÁTIVO “REGRAS DE UM JOGO DE FUTEBOL”.

7. ANEXOS

Regras de um jogo de futebol

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com