TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elaboração de um roteiro para negociações sobre salários

Tese: Elaboração de um roteiro para negociações sobre salários. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2014  •  Tese  •  2.630 Palavras (11 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 11

1. Etapa 4 Passo 3

“Roteiro de preparação para negociações salariais”.

A arte de negociar é um processo delicado e que exige preparo, informação principalmente firmeza no que está pedindo como remuneração ou aumento. Ainda tem muita relutância em falar sobre a importância que é o salário.

É preciso ser sincero e não ter vergonha de dizer o quanto a questão salarial é importante, mas colocar entre outras coisas como a oportunidade de está trabalhando naquela empresa, a profissão que terá nesta posição entre outros aspectos.

Com a mesma forma, quando um selecionador pergunta sobre o seu último atual salário e quanto pretende ganhar, mas a dica é: Não minta. O bom entrevistador consegue identificar qual a sua remuneração real, seja pelo perfil da vaga ou pela desenvoltura com que o candidato coloca as informações.

O momento certo de pedir o aumento também é importante antes de marcar uma conversa com o chefe, o funcionário deve ter o conhecimento da remuneração do mercado e conhecer a política salarial da empresa.

Antes de argumentar, é preciso se lembrar que ambos os lados estão cumprindo seus papéis, então não encare como uma luta, pois o seu objetivo é mudar de lado da mesa, quebrando barreiras e trabalho em equipe.

Mostre o quanto está feliz com a oportunidade e questione sobre as ofertas, pois suas perguntas podem ser valorizadas. A negociação de salário tem uma posição importante no desenvolvimento das relações com o novo emprego.

Faça um levantamento de toda a sua carreira dentro da organização mostrando vantagens que o seu trabalho representa dentro da empresa como projetos concretizados, lucros, direitos, economia com o aumento da produtividade, saber valor no mercado em relação ao seu cargo.

Mostre que um aumento salarial para você neste momento pode melhorar a sua satisfação e qualidade do seu trabalho e influenciar nos seus resultados. Quando estiver pronto para pedir o aumento e tiver respostas inteligentes para as perguntas, estará pronto para uma entrevista com o seu superior, mostrando que o aumento dado pode assegurar uma boa vontade e uma lealdade a organização e cuidados a tomar .

Nunca se compare a outros funcionários principalmente a salários, pois fica subentendido que você pode ser um fofoqueiro, pois salário dentro de uma empresa deve ser algo confidencial, saber se seu prestigio está bom dentro da empresa é muito bom, pois nem sempre você é o que você imagina ser para os outros.

Maleabilidade é uma qualidade importante, pois as vezes recuar ou aceitar uma proposta que não seja o aumento de salários pode ser mais vantajosos, pode ser uma boa estratégia.

Se você conseguir o aumento, ótimo sua estratégia funcionou, mas se não conseguir, termine a conversa mostrando o seu desapontamento, mais nunca ameace, não trate como pessoal, tente descobrir o que é necessário na organização para conseguir o aumento.

A maioria das negociações procura escapar com reações hostis, evite esta cilada fazendo uma oferta razoável e apropriada e permaneça nesta posição até a outra parte oferecer uma boa razão para você mudar.

Seja prudente, mantenha a proposta em mente, o objetivo é atingir um acordo satisfatório por ambas as partes e controle a ansiedade para conquistar o empregador. Deixe a pessoa ouvir e procure entender o ponto de vista dela, mas mostre que espera o mesmo, tenha uma carta na manga, crie possíveis soluções para um impasse e coloque-as na mesa sem compromisso formal, empresa e candidato pode decidir qual é a mais vantajosa para ambos.

Seus interesses precisam satisfazer uma lista de necessidades, não apenas o salário, outros tipos de compensação podem ser validos. Foque em um critério, após a negociação, reflita sobre os pontos que você acertou e o que errou, com esta auto-análise, o processo será mais tranquilo da próxima vez.

2. Anexos

2.1. Definições de negociação

Encontramos infinitas definições para a palavra negociação.

Segundo Cohen (1980), a negociação é um campo de conhecimento e empenho que visa à conquista de pessoas de quem se deseja alguma coisa

Afirma o professor de negociação da Harvard Business School e coautor do livro O Gênio da Negociação que a negociação não é arte e sim uma ciência

Walberto Fernandes em seu livro “habilidades em negociação”, diz que negociar é o ato de influenciar.

No livro, Fundamentos da negociação, diz que a negociação ocorre por dois motivos: 1º para criar algo novo que nenhuma das partes poderia fazer por si só, e a 2ª para resolver um problema ou uma disputa entre as partes. Diz ainda que, pelo fato de podermos negociar sobre muitas coisas diferentes, é fundamental que todos os que trabalham com pessoas entendam os processos da negociação.

“(...) A negociação é uma tentativa de chegar a um acordo ou solução permanente – e percebida como justo por todos – em alguma questão, sobre a qual discordam duas ou mais partes”. – diz Carlos P. C. Júnior em seu livro Negociação empresarial, pag.16.

Um artigo no site do SEBRAE diz que antes de tudo, negociar é uma troca onde nenhum lado quer sair perdendo, chegando assim em um consenso. Mas para isso, ressalta a importância de se saber qual o real objeto que se quer chegar, tendo a certeza de que todos os lados foram ouvidos e considerados.

2.2. Etapa 2

Introdução

Encontramos muitas literaturas tratando a respeito de negociação no campo da administração. A negociação está ligada a atividade humana. Negociamos valores, prioridades, chegando assim às decisões. Negociamos as tarefas domésticas, com filhos, pais, maridos e esposas, negociamos com o governo, a compra de imóveis, subordinados, chefes, etc. Podemos negociar produtos, serviços e ideias. Para que haja uma negociação é preciso ter um interesse das partes envolvidas, gerando lucro a todos. Esse lucro nem sempre é financeiramente. Negociação é o processo de se buscar a aceitação de idéias, visando o melhor resultado de tal forma, que terminem conscientes de que foram ouvidas e apresentadas todas as argumentações. Quando fazemos uma negociação, temos que entender que esse processo é uma oportunidade para se melhorar algo.

Vale lembrar que a negociação pode existir também com uma única pessoa. Podemos sim negociar com nós mesmos (divisão de nosso tempo- jogar bola, trabalhar, namorar,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com