TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elemento De Coesao

Trabalho Escolar: Elemento De Coesao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2015  •  991 Palavras (4 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 4

2. PREPOSIÇÃO

Chamam-se preposições as palavras invariáveis que relacionam dois termos de uma oração, de tal modo que o sentido do primeiro (antecedente ou termo regente) é explicado ou completado pelo segundo (consequente ou termo regido).

Assim:

Antecedente Preposição Consequente

Vou A São Paulo

Chegaram A Tempo

Todos saíram De Casa

Chorava De Dor

Estive Com Pedro

Concordo Com Você

1. Forma das preposições

Quanto à forma, as preposições podem ser:

a) simples, quando expressas por um só vocábulo;

b) compostas (ou locuções prepositivas), quando constituídas de dois ou mais vocábulos, sendo o último deles uma preposição simples (geralmente de).

1.1 Preposições simples

As preposições simples são:

A, com, em, por (per), ante, contra, entre, sem, após, de, para, sob, até, desde, perante, sobre, trás.

Tais preposições se denominam também essenciais, para se distinguirem de certas palavras que, pertencendo normalmente a outras classes, funcionam, às vezes, como preposições e, por isso, se dizem preposições acidentais.

Assim: afora, conforme, consoante, durante, exceto, fora, mediante, não obstante, salvo, segundo, senão, tirante, visto, etc.

1.2 Preposições compostas ou Locuções prepositivas

Eis algumas locuções prepositivas:

Abaixo de, apesar de, devido a, junto a, acerca de, a respeito de, diante de, junto de, acima de, até a, embaixo de, para baixo de, a despeito de, atrás de, em face de, para cima de, adiante de, através de, em frente a, para com, a fim de, cerca de, em frente de, perto de, além de, de acordo com, em lugar de, por baixo de, a fim de, cerca de, em frente de, perto de, além de, de acordo com, em lugar de, por baixo de, antes de, debaixo de, em redor de, por cima de, ao invés de, de cima de, em torno de, por detrás de, ao lado de, defronte de, em vez de, por diante de, ao redor de, dentro de, fora de, por entre, a par de, depois de, graças a, por trás de.

2. Significação das preposições

2.1 A relação que se estabelece entre palavras ligadas por intermédio de preposição pode implicar movimento ou não movimento; melhor dizendo: pode exprimir um movimento ou uma situação daí resultante.

Nos exemplos antes mencionados, a ideia de movimento está presente em:

Vou a Vou a Roma.

Todos saíram de casa.

São marcadas pela ausência de movimento as relações que as preposições a, de e com estabelecem nas seguintes frases:

Chegaram a tempo.

Chorava de dor.

Estive com Pedro.

Concordo com você.

2.2 Tanto o movimento como a situação (termo que adotaremos daqui por diante para indicar a falta de movimento na relação estabelecida) podem ser considerados com referência ao espaço, ao tempo e à noção.

A proposição de, por exemplo, estabelece uma relação:

a) espacial em:

Todos saíram de casa.

b) temporal em:

Trabalha de 8 às 8 todos os dias.

c) nocional em:

Chorava de dor.

Livro de Pedro.

Nos três casos a preposição de relaciona palavras à base de uma ideia central: "movimento de afastamento de um limite", "procedência". Em outros casos, mais raros, predomina a noção daí derivada, de "situação longe de". Os matizes significativos que esta preposição pode adquirir em contextos diversos derivarão sempre desse conteúdo significativo fundamental e das suas possibilidades de aplicação aos campos espacial, temporal ou nocional, com a presença ou a ausência de movimento.

2.3 Na expressão de relações preposicionais com ideia de movimento considerado globalmente, importa levar em conta um ponto limite (A), em referência ao qual o movimento será de aproximação (B → A) ou de afastamento (A → C):

Vou a Roma.

Trabalharei até amanhã.

Foi para o Norte. Venho de Roma.

Estou aqui desde ontem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com