TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eletrotécnica III - SEMI CONDUTORES

Por:   •  27/1/2016  •  Trabalho acadêmico  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 2

Kaio César da Silva Santos

Eletrotécnica III

Magnetismo

Há muitos anos foi observado que determinados corpos possuem a capacidade de atrair o ferro, estes foram chamados de ímãs. Estes materiais, por serem encontrados na Magnésia, são chamados de imãs magnéticos.

Em 1269, Pierre de Maricourt descobriu que todo ímã, por menor que seja seu tamanho e mesmo que seja separado, sempre possui dois pólos: um pólo norte e um pólo sul. Ao aproximar dois ímãs com a mesma polaridade, observou-se que eles se repeliam e com polaridades diferentes há uma atração.

Os chineses observaram que um ímã suspenso por um fio ou flutuando na água, direciona-se para a região norte-sul da Terra, assim surgiu a bússola. Mais tarde foi descoberta a razão de a agulha de uma bússola orientar-se em direções definidas: a própria Terra é um ímã permanente. Assim, na região do pólo norte geográfico da Terra há um pólo sul magnético.

Atualmente, o magnetismo é fundamental em quase todos os equipamentos eletroeletrônicos usados na indústria, no comércio e até nas residências, tais como geradores de energia, transformadores, televisores, computadores, telefones, cartões magnéticos, além de muitos outros dispositivos.

Um corpo normalmente neutro pode ser imantado. Na constituição de qualquer corpo há partículas constituintes do átomo, dotadas de carga elétrica em movimento no interior do átomo, que se comportam como ímãs com orientações aleatórias. Ao ser colocado em um campo magnético esses ímãs ganham uma orientação única, logo, apresenta-se imantado. Todo corpo pode ser imantado, porém, há materiais que apresentam uma resistência muito grande para ser imantado, outros são bem mais fáceis, como é o caso do ferro.

Os principais processos de imantações são:

  • Por indução magnética: uma barra de ferro se imanta ao ficar próxima de um ímã.
  • Por atrito: uma barra de ferro se imanta ao atritar-se (sempre no mesmo sentido) com um ímã.
  • Por corrente elétrica: uma barra de ferro se imanta ao ser enrolada em um condutor. É o mais utilizado, pois são fáceis de controlar sua intensidade a partir da corrente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (62.8 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com