TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escassez De água

Pesquisas Acadêmicas: Escassez De água. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 2

O problema da escassez de água já atinge populações ao redor do mundo e a tendência é de que se espalhe por mais regiões do globo terrestre. Com isso esta havendo enorme preocupação que a falta de água gere conflitos entre as nações, se hoje as guerras ocorrem pelo domínio do petróleo, é possível que disputas por territórios com disponibilidade desse recurso essencial sejam frequentes.

A escassez gera um problema ambiental cujos impactos tendem a ser cada vez mais graves caso o manejo dos recursos hídricos não seja revisto pelos países. Atualmente, mais de um bilhão de pessoas já não têm acesso à água limpa suficiente para suprir suas necessidades básicas diárias. Apesar de parecer ser um recurso abundante, a quantidade disponível de forma simples para o consumo é de apenas 0,3% do total do Planeta. Contudo, a água doce existente em lagos e rios, pronta para consumo, é suficiente para abastecer de 7 vezes o mínimo que atualmente um habitante do globo necessita.

A demanda por água vem crescendo de forma assustadora. Com o aumento da população, adiciona-se à quantidade global o uso pessoal de cada habitante, juntamente com o aumento no uso na agricultura decorrente da produção de alimentos. Além disso, o uso inadequado, desperdício e a enorme degradação tbm agravam esse cenário. Atualmente, os centros urbanos, industriais e até mesmo as áreas agrícolas sofrem com a falta de qualidade da água, o que além de preocupar pela falta do recurso, pode gerar graves problemas de saúde.

Uma possível solução para este problema está nas águas dos oceanos que contabilizam mais da METADE DE disponibilidade total do planeta. Com isso A sociedade vem se defrontando com um problema que afeta o mundo em sua totalidade que é a degradação do meio ambiente e a exaustão dos recursos naturais. A escassez da água é um dos principais problemas ambientais vividos hoje.

As preocupações com as condições ambientais alcançam segmentos da esfera social, política e econômica, no momento em que os problemas ambientais exigem reflexões sobre a utilização dos recursos da natureza em todos os países, industrializados e em desenvolvimento.

os recursos hídricos do planeta estão se esgotando gradativamente e que, além da poluição dos rios e dos mananciais, o consumo irresponsável e sem fundamentação sustentável no desenvolvimento econômico é um fator relevante no processo de redução da água

...

Baixar como  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »