TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura de Uma Carta

Por:   •  10/3/2016  •  Dissertação  •  673 Palavras (3 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 3

ESTRUTURA DA CARTA

OBSERVE E SIGA A DISPOSIÇÃO GRÁFICA

São Paulo, 20 de fevereiro de 2015.                                                                 (1ª LINHA)

          Excelentíssima Senhora Presidenta Dilma Rousseff,                                         (2ª LINHA)

          Introdução (constar o objetivo da carta)- BREVE APRESENTAÇÃO + EXPLICITAÇÃO DO ASSUNTO DA CARTA.

         Enquanto/Como/ Na posição de estudante do ensino médio/brasileiro, atento às atualidades/preocupado com os problemas que assolam nosso país... tomei ciência/conhecimento dos recentes escândalos ocorridos no seu governo relativos à estatal Petrobras...e por isso gostaria de aqui expor as minhas  opiniões/reflexões/ponto de vista/posicionamento   ou fazer alguns apontamentos...

        Desenvolvimento (é o corpo da carta- onde o emissor especifica o assunto, faz sua argumentação, enfim, diz a que veio)                                Precisa ser feito, no mínimo, em 2 parágrafos.

1º § (refutar o argumento da presidente de que não tinha conhecimento da situação que gerou o estopim das investigações)

Iniciar abordando o caso da refinaria de Pasadena (superfaturamento, propinas, “doações” das empreiteiras ao PT→ LEIA A RESPEITO, TANTO COLETÂNEA QUANTO OUTRAS FONTES DE INFORMAÇÃO ). Questionar a resposta dada pela presidente de que não sabia dos valores (opções de crítica: mal assessorada, ingerência, faltou com a verdade. PESQUISAR cargos exercidos pela presidente para provar que, diante da ampla experiência profissional dela, jamais poderia ter “assinado um documento ser lê-lo ou ter ciência de suas implicações). Dizer que o “equívoco” custou aos cofres da estatal quase um bilhão de reais. Alegar que o povo brasileiro foi lesado em mais esse caso de corrupção, logo um povo que arca com uma alta carga tributária, uma das mais altas do mundo

e BLÁ BLÁ BLÁ.     

Atacar ironicamente a presidente, deixando claro que há evidências contundentes deque ela sabia do esquema de corrupção que envolve seu partido e que se não sabia, afirmar que a presidente precisa reagir, uma vez que a postura dos seus co-partidários está afundando o seu governo, manchando a sua reputação de primeira mulher presidente deste país... e BLÁ BLÁ BLÁ.     

2º § (Refutar o discurso que sempre houve corrupção, mas que não era investigada.)

Refutar o discurso da presidente de que o seu governo como “nunca antes na história desse país” se esforçou ao máximo para combater a corrupção. Isso porque, ao prejudicar os agentes da Polícia Federal no seu plano de carreira, fica evidente que ela está limitando a ação dessa corporação, enfraquecendo o seu poder de investigação...  

CONCLUSÃO (REFORÇA O OBJETIVO DA CARTA)

Deixar claro que o povo brasileiro está ciente  dos desmandos do seu governo (queda de popularidade), cobrar uma mudança de postura da presidente- ressaltar qualidades dela, tais como firmeza, assertividade. Encerrar, por exemplo, com a citação abaixo :

[pic 1]

OU PESQUISE OUTRAS ADEQUADAS AO CONTEXTO

Dizer que ela tem quatro anos para reverter a sua imagem e mais: salvar o que resta nesta nação. Dizer que conta e torce pela presidente porque o seu sucesso significa o bem-estar do povo brasileiro.

 

EXPRESSÃO DE DESPEDIDA  

Respeitosamente,

Com meu respeito,

Atenciosamente,

Um grande abraço,

Com minha sincera admiração,

ASSINATURA (por cognome ou inicias do pré-nome ou nome completo)

Estudante Engajado

Brasileiro Apreensivo

T.

T.A.S..

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (120.7 Kb)   docx (365.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com