TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudos De Textos

Casos: Estudos De Textos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/2/2015  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  647 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE 01:

Após as aulas, leia os textos para leituras complementares das aula 01 e 02 que se encontram em Material de Aula- Arquivo e produza um pequeno texto reflexivo constituído de um parágrafo sobre Leitura e Escrita Lembre-se de que o parágrafo deve ter tópico frasal, desenvolvimento e conclusão, conforme estudo realizado em ESTUDO DE TEXTOS I. Caso não tenha o material, pesquise na INTERNET. NO ARQUIVO HÁ EXPLICAÇÕES. (valor de 1.25-Máximo de 15 linhas)

R: A leitura e a escrita complementam-se mutuamente, sendo impossível pensá-las fora dessa correlação. A presença de ambas é tão indispensável na realidade do homem que se torna difícil imaginar como seria o mundo sem a escrita e, portanto, sem a leitura. Nas ações mais banais e cotidianas, as informações chegam pelo código verbal escrito: sinais de trânsito, placas indicativas, outdoors, etc. Ao investigar as origens dessa ferramenta indispensável à comunicação humana, abre-se um amplo leque de constatações cujas únicas provas são os próprios escritos. Embora as dificuldades atuais com relação aos hábitos de ler sejam muito debatidas em nível acadêmico e pedagógico, a verdade é que ele não vive sem ela. No mínimo, vive em condições desvantajosas, pois, além de ser de vital importância para o aprimoramento intelectual e como aquisição de conhecimento, é uma grande fonte de lazer.

ATIVIDADE 02:

Produza uma resenha do seguinte texto, após a leitura da aula 02. Máximo de 20 linhas. Lembre-se de que a resenha é uma análise crítica conforme estudos em disciplinas anteriores. Orientações em arquivo.(valor de 1.25)

R: Penso na possibilidade de uma travessia da escrita como um percurso, um trajeto feito pelo escritor com sua obra, caminho entrelaçado à sua vida, capaz de provocar viradas que vão produzir novas escansões e, daí, quem sabe, novas palavras e invenções ou reinvenções da vida.

Há várias espécies de fios ou linhas, materiais ou metafóricos, como os que tecem a vida, a linguagem. Ou fios ou linhas com que se tecem tapetes, tecidos, bordados e também a tapeçaria literária feita de escrita. Fios de escrita como os do crochê ou do frivolitê. O crochê tem um instrumento: a agulha de crochê. Ela pode juntar fios diferentes, fios de cores diferentes ou vindos de peças diferentes, de tecidos heterogêneos, até de tempos diferentes. Não me esqueço de que frivolitê significa também frivolidade, palavra que me parece apontar para leveza e a aparente inutilidade das coisas leves, frívolas, a que falta o peso da seriedade. Afinal, as coisas sérias têm que está ligada a uma produtividade, têm que ser úteis e produzir coisas que dão dinheiro na sociedade do gozo consumista.

Aliás, por vezes, os fios do crochê, como os do frivolitê, podem se estender infinitamente, a partir de modelos reinventados, ou, ao contrário, prolongar-se penosamente, num tormento sem fim das coisas que não acabam, de forma semelhante ao alongar-se de um fio inútil e desesperador, se o sujeito não se desenreda dele: como uma análise sem fim ou um livro sem fim, cujas frases, como fios, se arrastam, numa proliferação mortífera de significantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com