TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do Texto AUTISMO: UM ESTUDO DE HABILIDADES COMUNICATIVAS EM CRIANÇAS

Pesquisas Acadêmicas: Resumo Do Texto AUTISMO: UM ESTUDO DE HABILIDADES COMUNICATIVAS EM CRIANÇAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2013  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  853 Visualizações

Página 1 de 2

O Autismo é uma disfunção global do desenvolvimento (DGD) que afeta a capacidade de comunicação, socialização e comportamento.

Atualmente existem vários conceitos para autismo, mas em todas elas a linguagem surge como um dos seus principais aspectos.

Este estudo foi embasado em uma pesquisa com meninos entre quatro e dez anos de idade, todos com diagnóstico de transtorno autista e estavam em acompanhamento fonoaudiológico, freqüentavam escolas públicas em turmas da educação infantil.

Essas crianças foram avaliadas quanto as suas habilidades comunicativas – verbal, vocal ou gestual – através da análise de vinte funções comunicativas, são elas: pedido de objeto, nomeação, pedido de ação, performativo, pedido de rotina social, exclamativa, pedido de consentimento, reativos, pedido de informação, função não-focalizada, protesto, jogo, reconhecimento do outro, exploratória, exibição, narrativa, comentário, expressão de protesto, auto-regulatório e jogo compartilhado.

O estudo concluiu que surgem mais atos comunicativos por meio gestual e que estes expressam as intenções do sujeito. Quanto às funções comunicativas, apareceram, predominantemente, as funções não-focalizadas, protesto, exploratória e reativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com