TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapas De Um Resumo

Ensaios: Etapas De Um Resumo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  3.804 Palavras (16 Páginas)  •  1.638 Visualizações

Página 1 de 16

O homem e a natureza

A ideia de que a natureza existe para servir o homem seria apenas ingênua, se não fosse perigosamente pretensiosa.

Essa crença lançou raízes profundas no espírito humano, reforçada por doutrinas que situam corretamente o homo sapiens no ponto mais alto da evolução, mas incidem no equívoco de fazer dele uma espécie de finalidade da criação. Pode-se dizer com segurança que nada na natureza foi feito para alguma coisa, mas pode-se crer em permuta e equilíbrio entre seres e coisas. A aquisição de características muito específicas como a linguagem, raciocínio lógico, memória pragmática, noção de tempo e capacidade de acumular não fizeram do homem um ser superior no sentido absoluto, mas apenas mais bem dotado para determinados fins.

Isso não lhe confere autoridade para pretender que todo o resto do universo conhecido deve prestar-lhe vassalagem, como de fato ainda pretende a maioria das pessoas com poder decisório no mundo.

(Luiz Carlos Lisboa, Jornal da Tarde)

2. Análise do vocabulário (quando necessário procure um bom dicionário).

O homem e a natureza

A ideia de que a natureza existe para servir o homem seria apenas ingênua, se não fosse perigosamente pretensiosa.

Essa crença lançou raízes profundas no espírito humano, reforçada por doutrinas que situam corretamente o homo sapiens (1) no ponto mais alto da evolução, mas incidem (2) no equívoco de fazer dele uma espécie de finalidade da criação. Pode-se dizer com segurança que nada na natureza foi feito para alguma coisa, mas pode-se crer em permuta e equilíbrio entre seres e coisas. A aquisição de características muito específicas com a linguagem, raciocínio lógico, memória pragmática (3), noção de tempo e capacidade de acumular não fizeram do homem um ser superior no sentido absoluto, mas apenas mais bem dotado para determinados fins.

Isso não lhe confere autoridade para pretender que todo o resto do universo conhecido deve prestar-lhe vassalagem (4), como de fato ainda pretende a maioria das pessoas com poder decisório no mundo.

1 - homo sapiens – palavras da língua latina que significam “homem racional”.

As “doutrinas” de que fala o texto referem-se à teoria da evolução.

2 - incidem – caem, incorrem.

3 - pragmática – aquilo que é prático, que é útil.

4 - vassalagem – sujeição, submissão.

3. Análise do texto sublinhando as partes mais importantes.

O homem e a natureza

A ideia de que a natureza existe para servir o homem seria apenas ingênua, se não fosse perigosamente pretensiosa.

Essa crença lançou raízes profundas no espírito humano, reforçada por doutrinas que situam corretamente o homo sapiens no ponto mais alto da evolução, mas incidem no equívoco de fazer dele uma espécie de finalidade da criação. Pode-se dizer com segurança que nada na natureza foi feito para alguma coisa, mas pode-se crer em permuta e equilíbrio entre seres e coisas. A aquisição de características muito específicas com a linguagem, raciocínio lógico, memória pragmática, noção de tempo e capacidade de acumular não fizeram do homem um ser superior no sentido absoluto, mas apenas mais bem dotado para determinados fins.

Isso não lhe confere autoridade para pretender que todo o resto do universo conhecido deve prestar-lhe vassalagem , como de fato ainda pretende a maioria das pessoas com poder decisório no mundo.

4. Elaboração de um esquema (permite visualizar as ideias desenvolvidas pelo texto. Utilize as palavras ou frases sublinhadas)

a. Ideia central: dizer que a natureza existe para servir o homem é ingênuo e

pretensioso.

b. Justificativas:

• Homem: ponto mais alto da evolução.

• Equívoco: homem é a finalidade da criação.

• Na natureza existe permuta e equilíbrio entre os seres.

c. Conclusão: as características específicas do homem não o fazem um ser

superior de quem a natureza deva depender.

5. Escrita do resumo (faça um rascunho que é a primeira redação; a seguir releia-o eliminando ou acrescentando palavras, de forma a obter um texto coerente e conciso), reescreva-o observando:

• presença da ideia central;

• relação lógica entre as partes;

• frases curtas, precisas e claras;

• correção gramatical.

6. Rascunho

É ingênuo e pretensioso pensar que a natureza existe para servir o homem. Embora seja o ponto mais alto da evolução, o homem não constitui a finalidade da criação, pois na natureza o que existe é permuta e equilíbrio entre os seres. Por isso, mesmo dotado de características específicas, o homem não é um ser superior de quem a natureza deva ser dependente.

7. Texto definitivo

É ingênuo e até pretensioso pensar que a natureza existe para servir o homem. Embora seja o ponto mais alto da evolução, o homem não constitui a finalidade da criação, pois na natureza existe permuta e equilíbrio entre os seres.

14 RESENHA CRÍTICA E SINOPSE

A resenha crítica é uma exposição concisa das ideias principais do texto, como o resumo, todavia deve conter a argumentação (pontos de vista, críticas) de quem a produz, é fundamental a intervenção crítica. Quando se tem apenas um resumo do enredo, trata-se de sinopse, inserida depois do título, que visa a oferecer ao leitor uma ideia geral do assunto. É o que aparece nas capas dos vídeos, por exemplo; a seguir, você poderá conferir um exemplo de sinopse e outro de resenha crítica do filme “Titanic”.

14.1 Exemplo de sinopse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com