TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ETAPA 1 PASSO 2 RESUMO

Pesquisas Acadêmicas: ETAPA 1 PASSO 2 RESUMO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  204 Palavras (1 Páginas)  •  251 Visualizações

O Objetivo da Contabilidade

A Contabilidade tem por objetivo fornecer o máximo de informações úteis dentro e fora da empresa. Permite que seus usuários avaliem a situação financeira e econômica, podendo assim inferir sobre as tendências futuras da entidade.

Os objetivos da Contabilidade devem contribuir para o processo decisório dos usuários, mas antes disso, deve ser um instrumento útil à tomada de decisões. Para isso, as empresas devem evidenciar ou divulgar todas as informações que contribuem para a avaliação adequada à situação patrimonial, permitindo assim inferências em relação ao futuro. As informações que não estiverem explícitas nas demonstrações devem constar em Notas Explicativas ou Quadros Complementar.

A Contabilidade deve seguir a essência ao invés da forma. É uma ciência social, mas quanto à metodologia de mensuração, reúne tanto o social quanto o quantitativo.

Através de suas avaliações do progresso das entidades permite-se conhecer-se a posição de rentabilidade e financeira, e de forma indireta auxilia investidores a aumentar a riqueza, o que demonstra sua finalidade social.

É parcialmente social como metodologia, uma vez que seus critérios de avaliação muitas vezes envolvem incerteza e subjetividade, oriundas do ambiente social e econômico onde as entidades atuam.

Materializa-se através da equação patrimonial básica (ATIVO= PASSIVO + PATRIMÔNIO LÍQUIDO).

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com