TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercícios Português

Trabalho Universitário: Exercícios Português. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  1.336 Palavras (6 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 6

Com base no texto, é possível dizer que, EXCETO

Escolha uma:

a. Marcelo Coelho considera que o novo código de trânsito possui muitos artigos e é extremamente rígido, portanto corre o risco de não ser cumprido; mas, segundo o autor, é exatamente essa rigidez que pode levá-lo a funcionar.

b. O autor aponta, como um dos motivos da criação de um código de trânsito tão exigente, o fato de que o brasileiro desconhece condutas de trânsito que, em países como a Suíça e a Alemanha, são consideradas óbvias.

c. Baseando-se na ideia de que o povo brasileiro é indisciplinado, mas aprova leis autoritárias, a previsão do autor é de que a população só irá seguir os artigos mais importantes do novo código de trânsito, ignorando aqueles considerados mais detalhistas.

d. O fato de o brasileiro ser um povo indisciplinado foi, conforme Marcelo Coelho, uma das razões que levou ao estabelecimento de um código de trânsito excessivamente rígido, diferentemente do que ocorre em países do Primeiro Mundo, onde os cidadãos conhecem seus direitos e deveres.

e. Para Marcelo Coelho, o novo código de trânsito retrata uma contradição do povo brasileiro, ora indisciplinado, ora desejoso de obediência às leis. A previsão do autor é, entretanto, de que o bom senso de autoridades e cidadãos levará a reajustes na interpretação da lei e às mudanças que se fizerem necessárias.

Considerando as informações que Marcelo Coelho apresenta nos terceiro, quarto e quinto parágrafos, sem contudo, perder de vista o texto como um todo, SÓ É POSSÍVEL afirmar que

Escolha uma:

a. Somente em algumas regiões, localizadas exclusivamente na cidade de São Paulo, as pessoas agem como no Primeiro Mundo. Segundo esse raciocínio, portanto, só em São Paulo o novo código de trânsito deverá funcionar.

b. O autor acredita que apenas em alguns lugares de São Paulo pode-se ter atitudes de Primeiro Mundo e que a culpa é dos habitantes que vêm de outras regiões. Logo, se o novo código de trânsito não funcionar, a culpa será também decorrente de diferenças regionais e sociais.

c. Possivelmente, para Marcelo Coelho, a utopia do novo código de trânsito, assim como aquela encontrada no comportamento de alguns habitantes de São Paulo, retrata a opinião de pessoas que pretendem obrigar a população a agir como se estivesse no Primeiro Mundo, embora respeitadas as diferenças regionais e sociais.

d. As diferenças sociais e regionais característica da cidade de São Paulo fundamentam a reflexão do autor sobre a aparente utopia do novo código de trânsito e são também essenciais para a compreensão da tese de que o novo código se baseia numa utopia contraditória.

e. Os artigos da nova lei de trânsito seriam, como as regras de etiqueta de alguns habitantes de São Paulo, tão numerosos e próximos do comportamento encontrado no Primeiro Mundo que dificilmente poderão ser incorporados por pessoas que vêm de outras regiões do Brasil.

No texto, Marcelo Coelho fala do aspecto poético e literário da nova lei de trânsito. A esse respeito, SÓ SE PODE AFIRMAR que o autor relaciona tais adjetivos à nova lei de trânsito porque a considera

Escolha uma:

a. extremamente fictícia, como são os vários textos literários.

b. desvinculada da realidade objetiva, como muitos dos textos escritos por literatos.

c. ilusória, já que, como toda poesia, presta-se somente a encantar o leitor.

d. sonhadora, como a maior parte das poesias brasileiras.

e. idealizada, uma vez que, como os textos literários, foi criada a partir de uma idéia de perfeição.

Considerando o efeito de sentido da citação de Marx Weber, todas as alternativas podem ser tomadas como verdadeiras, em razão de fazerem parte do conjunto de conseqüências que a “gaiola de ferro” traria ao comportamento do cidadão, EXCETO

Escolha uma:

a. compreensão das leis.

b. respeito às leis.

c. conhecimento de direitos e deveres.

d. ciência das conseqüências legais de seus atos.

e. acatamento das leis.

Assinale a alternativa em que a alteração proposta para o trecho transcrito possa acarretar mudança do seu sentido original:

Escolha uma:

a. Se estiver dirigindo bêbado, vai para a cadeia.

Vai para a cadeia se estiver dirigindo bêbado.

b. [...] esses rigores são tão extremos pelo simples fato de que, na verdade , não somos suíços:

[...} esses rigores são tão extremos pelo simples fato de que não somos suíços na

c. Tudo seria perfeito se houvesse apenas os arredores da rua Augusta.

Se houvesse apenas os arredores da rua Augusta, tudo seria perfeito.

d. Comprova-se, assim, uma velha tese:

Assim, comprova-se uma velha tese:

e. Mas, sem essa utopia, nada, nenhuma regra, entraria em vigor.

Mas nada, nenhuma regra, entraria em vigor sem essa utopia.

Leia os trechos a seguir, transcritos do texto de Marcelo Coelho.

1. Quando Maluf instituiu a lei do cinto de segurança, parecia claro que aquilo não ia ser cumprido. Foi.

2. Quando o Maluf proibiu o fumo nos bares da cidade, pareceu igualmente claro que a lei não ia funcionar. Não funcionou.

3. São exageros, claro. Mas os rigores da lei, ao mesmo tempo, são bem recebidos.

4. O novo código de trânsito é uma expressão dessa mesma utopia. Trata-se de uma utopia contraditória.

5. Vai pegar? Talvez não completamente. Mas o quanto vai pegar?

Têm o mesmo valor as orações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com