TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTO FILOSOFICOS

Ensaios: FUNDAMENTO FILOSOFICOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  2.530 Palavras (11 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 11

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

Nome: Elerrone de Lacerda Prado R.A: 6791414708

Nome: Toni Silva Demambro R.A: 6576295091

Nome: Wagnaldo Jacó de Araújo R. A:6618355980

Nome: Williane Priscila Silva de Santana R.A: 6375222300

Atividade Prática Supervisionada ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina Fundamentos Filosóficos da Educação sob orientação do professor-tutor à distância Elaine da Silva Borges e professor tutor presencial Gisele.

São Caetano do Sul, 21 de Setembro de 2013

Sumário

1-INTRODUÇÃO.......................................................................................................................3

2- A NATUREZA DA FILOSOFIA E O SEU ENSINO...........................................................4

3- NOVAS PERPESCTIVAS PARA A EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI..............................6

4- A INDÚSTRIA CULTURAL INVADE A ESCOLA BRASILEIRA...................................8

5- CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................................................................10

6-BIBLIOGRAFIA...................................................................................................................11

1. INTRODUÇÃO

A área de Fundamentos da Educação estabelece-se sobre a busca do conhecimento dos fundamentos filosóficos, históricos, sociológicos, e econômicos da Educação. Seu campo de estudo é a Educação com vistas à atuação objetiva na realidade educacional brasileira.

Processo contínuo de integração à sociedade e reconstrução de experiências, a que estão condicionados todos os indivíduos, por todo o decurso de suas vidas, seja mediante a própria vivência difusa de situações do cotidiano, seja mediante a participação compulsória ou voluntária em instituições responsáveis pela transmissão da herança social.

O objetivo deste trabalho é percorrer a trajetória dos diferentes desenvolvimentos teóricos sobre a questão Educação e Sociedade. Trataremos do conceito de Educação e as funções do processo educacional no interior da sociedade, para então considerar as abordagens que dão conta da relação Educação e Sociedade e ver quais os fatores sociais que intervêm nos processos educativos e como se integram nestes postulados com as estratégias analíticas.

É de grande importância para nossa formação a construção deste trabalho, pois através dele poderemos aprofundar nossos conhecimentos nesta área da educação.

A metodologia adotada para a construção desta ATPS foi à leitura de livros, revisão dos conteúdos das tele aulas, a pesquisa em sites e livros complementares e por fim a digitação e formatação deste.

As bases estudadas nesta ATPS e que integram a este trabalho são: A Natureza da Filosofia e o Ensino, A Escultura “O Pensador”, As Novas Perspectivas para a Educação no Século XXI, O Artigo A Indústria cultural invade a escola brasileira, escrito por Eliziara Medrano e Lucy Valentim e as entrevistas Concedidas por Jacqueline de Blasi e Pierre Bourdieu.

Em Fundamentos Filosóficos da Educação Apresentaremos uma reflexão sobre a interferência do estudo dos Fundamentos Filosóficos da Educação na prática docente.

Apresentaremos uma reflexão sobre o estudo dos Fundamentos da Educação para a aproximação das relações entre a comunidade e a escola.

2. A NATUREZA DA FILOSOFIA E O SEU ENSINO

O pensador é uma obra de arte a qual o autor esculpio a imagem do homem em forma de estatua, em uma posição cômoda que expressa o momento em que ele se fecha em seu mundo interior, mergulhado em suas objetividades mentais.

Enquanto isso, a vida fora do seu contexto acontece de varias formas negativas expressas e seus semelhantes, ao que vem a influenciar na manifestação do seu raciocínio.

Sendo que na figura de posição estática direcionada em declive em frear num apoio, se lança na manifestação no campo das preocupações.

Enfim, esse ser pensante exprime o real autorretrato da vida humana em tempos de modernidade que leva a uma explosão econômica na chegada ao mundo globalizado em tecnologia acelerada no cultivo de consumo aos descartáveis em busca de um valor fictício de novo, levando o homem a uma pausa reflexiva, em reconhecer a urgência de uma mudança em busca do valor real do Novo, e um sinal que indique o caminho para um mundo melhor.

A filosofia e uma disciplina que se faz pelo pensamento apenas. Não usamos laboratórios, estatísticas, observações telescópicas ou microscópicas. Neste aspecto, a filosofia está mais próxima da matemática, que é também uma disciplina, isto não significa que não possamos em filosofia apresentar hipóteses de caráter empírico; mas significa que se é possível testar empiricamente essas hipóteses, não são hipóteses filosóficas: são apenas hipóteses sociológicas, psicológicas, biológicas ou outras.

Poderá parecer que afirmar que a filosofia é uma disciplina em aberto, sem resultados substanciais consensuais, é uma forma de apoucar a disciplina, de denegri-la ou subalternizar. Contudo, como veremos, há razões para pensar que esta percepção resulta de cientísmo. Em qualquer caso, é importante declarar desde já que o caráter aberto da filosofia em nada diminui o seu valor cognitivo ou social, a sua seriedade acadêmica ou escolar, ou a sua importância existencial.

A filosofia é uma disciplina especulativa, que lida com problemas que ninguém sabe resolver. Esta realidade não é apenas difícil de aceitar porque as instituições de ensino estão, sobretudo vocacionadas para transmitir o conhecimento já feito aos estudantes.

É natural pensar que a menos que uma dada área disciplinar disponha de resultados seguros e métodos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com