TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Filosóficos Que Permeiam A Educação Brasileira

Casos: Fundamentos Filosóficos Que Permeiam A Educação Brasileira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2013  •  3.247 Palavras (13 Páginas)  •  1.056 Visualizações

Página 1 de 13

POLO DE GLÓRIA DE DOURADOS CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

Cícera da Silva Ferreira RA: 374647

E-mail : anjopekenadomi@hotmail.com

Eure Nathaly Peixoto Guimarães Vieira Martins RA: 379589

E-mail : Eure_nathaly@hotmail.com

Luziana Linda da Silva RA:393390

E-mail : luzianaldsilva@hotmail.com

Natieli Farias RA: 369471

E-mail : Natieli_farias@hotmail.br

Roselaine Marques Romeiro RA:377520

E-mail :Rosemarques.78@hotmail.com

Rosimeire dos Santos RA: 400331

E-mail : Meire08@hotmail.com

Profa distância :Potiguara Acácio Pereira

Profa presencial :Maria das Neves de Souza

Gloria de Dourados, 18 de Setembro 20012

Fundamentos Filosóficos que permeiam a Educação Brasileira

Ao analisarmos o contexto educacional atual, percebemos que é comum ouvir que a educação está em crise. Na verdade, tal crise não é novidade. No decurso de toda a História da Educação é possível constatar educadores que escreveram sobre tal crise. Ela não se deve somente ao fator econômico, e sim à qualidade educacional apresentada. É nesse sentido, então, que se apresenta o tema “Filosofia na Educação”. Acredita-se que a Filosofia leva ao trabalho de pensar, refletir, raciocinar e, assim, despertar o senso crítico e, conseqüentemente auxiliar a construir uma nova visão de sociedade, onde se pressupõe que a educação é a principal responsável pelas transformações da mesma. Nesse contexto iremos abordar a visão de Pierre Bourdieu relacionada a educação, a importância da Filosofia na compreensão da sociedade e as dificuldades desta disciplina no currículo escolar ,o contexto da educação no século XXI , o conceito da indústria cultural e suas conseqüências na educação e a desigualdade do sistema educacional.

A importância da filosofia na compreensão da sociedade.

Historicamente, pode-se ver que a educação vem sofrendo modificações, as quais, por sua vez, visam torná-la mais adequada à realidade. Entretanto, a Filosofia afirma que é a partir do convívio e da ação do homem com e sobre a realidade, que ele se forma e se estrutura. Assim sendo, constata-se que o senso comum a respeito da educação é o de uma formação fragmentária, incoerente, desarticulada, enfim, totalmente desprovida de certeza. Enquanto na consciência filosófica acontece o contrário, pois, é uma concepção com total coerência, unidade e articulação. E ainda fornece à educação uma reflexão sobre a sociedade na qual está situada.

Além disso, vale ressaltar que a Filosofia tem sido vista por muitos professores como um "modismo educacional" nos quais várias escolas utilizam a disciplina como uma "propaganda institucional" ou "mercadológica" para atrair a clientela escolar. Nesse sentido, faz-se necessário que antes da implantação da Filosofia na escola esta leve em consideração os seus principais aspectos educacionais quanto ao desenvolvimento de determinadas habilidades favoráveis à construção de um ambiente propício a um pensar mais detido e criterioso, à criatividade, ao preparo para o exercício consciente da cidadania, bem como à aquisição da autonomia.

Apesar dos bons resultados por algumas instituições de ensino percebe-se que a ausência de objetivos claros e criteriosos para o ensino da Filosofia evidencia certa defasagem na formação filosófica gerando uma repulsa por grande parte de alunos e professores. Daí a importância de planejamentos contínuos que prevêem uma prática que visa estimular o interesse dos alunos em trabalhar com temas que estão cada vez mais presentes na vida deles, como: violência, competição, egoísmo e individualismo, despertando a atenção dos mesmos na construção de diferentes interpretações e comparações com a realidade. A filosofia ocupa-se de problemas que se caracterizam, entre outras coisas, por não serem susceptíveis de serem estudados recorrendo a metodologias empíricas nem formais. Em termos mais positivo, os problemas da filosofia caracterizam-se por terem um caráter eminentemente conceptual. Agora que já caracterizamos brevemente a filosofia e os seus elementos, podemos abordar com maior rigor o problema do seu ensino. A primeira coisa óbvia é que se a filosofia é um conjunto de problemas, teorias e argumentos, ensinar filosofia é ensinar esses problemas, teorias e argumentos.

As relações entre Educação e Filosofia parecem ser quase ''naturais''. Enquanto a educação trabalha com o desenvolvimento dos jovens e das novas gerações de uma sociedade, a filosofia é a reflexão sobre o que e como devem ser o desenvolver estes jovens e esta sociedade. A filosofia sempre esteve presente na educação, dando-lhe direcionamento por meio de seus pressupostos e influenciando as práticas exercidas pelos professores. São os pensadores da educação que propiciam que ela avance no sentido de buscar a transformação da sociedade.

Ao contrário do significativo trabalhado de algumas instituições no suporte didático-pedagógico e assessoria filosófica às escolas que aderem ao Programa Filosofia com Crianças, Adolescentes e Jovens, é possível identificar o descaso e despreparo de inúmeras escolas para o ensino da Filosofia, incluindo a falta de qualificação profissional de educadores. Além disso, nota-se atualmente uma grande carência de profissionais habilitados para assumir as vagas existentes, uma vez que para atuar nessa área é necessário ter uma formação específica em Filosofia, curso de Pós-Graduação voltado ao ensino de capacitação relacionada à área. O ingresso na docência de Filosofia exige o título de Licenciado, apesar de professores não graduados na área lecionarem a disciplina. Nas escolas de rede particular não se exige concurso, mas há, em algumas delas, um criterioso processo de seleção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com