TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

Ensaios: FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  1.568 Palavras (7 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

O tema em questão é importante, pois, permite ao aluno que ele tenha contato com os diversos gêneros textuais dos meios de com unicação, onde permite que o aluno reconheça as características estudadas nas reportagens, tenha noção do conteúdo que lhe foi apresentado. Podem ser considerados procedimentos de ensino todas as ações desenvolvidas pelo professor para colocar o aluno em contato direto com os fatos, de acordo com os objetivos. Esses procedimentos devem incluir atividades que possibilitem a aprendizagem, no qual o aluno torna-se um participante ativo de todo o processo. Para se determinar à escolha de um procedimento de ensino, são necessários alguns critérios como: adequadação aos objetivos, natureza do conteúdo, características do aluno e condições físicas.

Ou seja, os jovens de hoje nasceram no período industrial, bem, mas seu período produtivo de trabalho se dá em uma nova era, que é a era do conhecimento ou a sociedade do conhecimento. Então não importam as diferenças ou as deficiências o ser humano tem o direito de viver e conviver com outros seres humanos, sem discriminação e sem segregações odiosas. A sociedade hoje perdeu os seus valores e as suas características, já que a juventude vê os produtos mediáticos como modismo. Os Fundamentos da Educação constituem as bases para a compreensão das dimensões do fenômeno educativo ao longo da história da educação e da escola do ponto de vista histórico, filosófico, sociológico e psicológico. Trazem à luz os conhecimentos pedagógicos historicamente produzidos e sua reflexão sobre os mesmos, situando o homem como sujeito que se mobiliza na história do seu desenvolvimento educacional e mobiliza-se com esta mesma história, mediado pelas transformações do mundo e de si.

DESENVOLVIMENTO

Em geral as revistas e jornais infantis, impressos e digitais, oferece um espaço destinado ao leitor. Geralmente localizado nas páginas finais das revistas, esta seção recebe diferentes denominações como, Correio, Cartas, Cartas á redação, Painel do Leitor, Mural do leitor, Espaço do leitor. Nesta seção os leitores divulgam sua opinião sobre o jornal ou a revista ou sobre as matérias lidas, notícias, reportagens, quadrinhos. Expressam posições pessoais favoráveis ou contrárias a essas matérias. Alguns solicitam a publicação de matérias sobre assuntos que lhes interessem

O estudo de caso é um procedimento de ensino que se apoia na apresentação aos alunos de uma apresentação real ou simulada, relativa ao tema em estudo, para análise e encaminhamento de solução. Corresponde a um método de trabalho no qual os alunos têm a oportunidade de aplicar conhecimentos teóricos a situações práticas. A situação pode ser trazida aos alunos, pelo professor, na forma de uma notícia de jornal ou revista, de um filme, ou de relato descritivo. Em EAD inclui a apresentação do caso, a elaboração de propostas de solução baseadas na teoria estudada e a posterior apresentação e discussão das soluções construídas, em fórum de discussão, troca de e-mail, antes da apresentação ao conjunto dos participantes.

Didática teórica

O planejamento faz parte dos programas de Didática, é o ponto de partida para o estudo dos itens do processo de aprendizagem. A orientação para esse planejamento, apesar de variar de acordo com diferentes orientações teóricas, reflete na influencia da Teoria Tecnológica, apresentado como “ Uma expressão da evolução da área, que teria desenvolvido uma técnica diferente das tradicionais, e mais eficaz e eficiente que essas, no sentido de orientar a situação do ensino (Id., IBID., p. 274).”É da competência do professor o planejamento, a execução e o controle do ensino, tendo como objetivo o aluno. Existem diferentes níveis de planejamento, destacados por professores de didática, como por exemplo, educacional, de currículo e de ensino.

Há uma unanimidade quanto a dois aspectos acerca do planejamento: todos consideram o “planejamento como previsão metódica de uma ação a ser desencadeada e a racionalização dos meios para atingir os fins (Clódia Maria G. Turra, Planejamento de ensino e avaliação).” Por isso é necessário evitar a rotina e a improvisação.

Para alguns professores e autores, o planejamento educacional define a política educacional dos pais, o plano curricular define objetivos educacionais no nível de escola e o plano de ensino traduz esses objetivos em termos mais concretos visando a ação do professor em sala de aula.

Tipos de plano de ensino: plano de curso (envolve a previsão de todas as atividades que serão desenvolvidas durante um período), plano de unidade (uma especificação maior das unidades que compõem o plano de curso) e o plano de aula (é a concretização dos dois níveis anteriores no dia-a-dia da sala de aula.

Didática pratica

O planejamento aparece como um recurso fundamental no desenvolvimento eficiente do processo de ensino. As características, etapas, níveis, tipos e técnicas da elaboração desse planejamento são apresentados ao futuro professor, visando sua preparação para o desempenho dessa tarefa. No dia-a-dia, o planejamento tem uma tarefa burocrática, representando apenas mais documentos para o coordenador. Os professores quase não participam da elaboração do processo de trabalho. Os coordenadores, por sua vez, ficam responsáveis pelo planejamento e controle do processo de ensino, os professores executam o que foi planejado.

Plano de aula Escolhido

Objetivos: Identificar distintas relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema, identificar argumentos empregados na sustentação de um ponto de vista, produzir uma carta ai leitor sobre diversos assuntos, jornais, gibis, revistas etc.

Conteúdos: Leitura de textos argumentativos, produção de textos argumentativos, interpretação de texto.

Anos: 2º a 9º

Tempo Estimado: Três aulas.

Material Necessário: cadernos, lápis ou canetas, jornais, revistas, gibis, folha pautada para produção de texto.

Desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com