TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNÇÕES DE IDIOMA

Tese: FUNÇÕES DE IDIOMA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  Tese  •  654 Palavras (3 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 3

FUNÇÕES DA LINGUAGEM:

Com o uso da linguagem articulada, há ações intrínsecas ao ato de comunicar que não se atrelam exclusivamente ao conteúdo da mensagem e ocorrem independentemente das intenções do emissor para o seu ato comunicativo. São as chamadas funções da linguagem.

Roman Jakobson, um dos mais expressivos linguistas do século XX, formulou um modelo para as funções da linguagem a partir dos elementos da comunicação. Segundo esse modelo, para cada um dos elementos da comunicação, há uma função da linguagem específica. Dessa forma, são seis as funções da linguagem: emotiva ou expressiva, apelativa ou conativa, fática, metalingüística, poética e referencial.

Função emotiva ou expressiva:

É a função centrada no emissor, refletindo sua visão própria de mundo, suas emoções, sentimentos e estados subjetivos. A personalidade do emissor, seu juízo de valor e as opiniões particulares são nítidas no discurso. Ocorre frequentemente com interjeições, exclamações, reticências, forte adjetivação e presença marcante da primeira pessoa.

Exemplos:

– Ai, quem me dera...

– “Como são belos os dias / do despontar da existência!” (Casimiro de Abreu)

– Andei muito preocupado na última semana com os resultados da pesquisa.

– Filhinho, aquela sua namoradinha vem hoje?

É importante reparar que a simples informação, sem marcas subjetivas ou juízos de valor, não constitui exemplo de função emotiva, mesmo que o emissor esteja falando de si mesmo. Se o emissor diz “Vou à faculdade amanhã”, sua fala é meramente informativa, atrelada a um contexto conhecido pelo receptor.

Função apelativa ou conativa:

É a função centrada no receptor, procurando modificar nele ideias, opiniões e estados de ânimo. Como o receptor vem em primeiro plano, ocorre com discursos que contêm ordens, apelos e tentativas de convencimento ou sedução. É comum o uso de verbos no imperativo, vocativos e tom persuasivo. Ocorre com freqüência na propaganda.

Exemplos:

– Fica quieto, rapaz!

– Por favor, por favor, estou pedindo...

– Alcance o sucesso estudando com afinco.

– Beba Coca-Cola.

– “Se beber, não dirija.”

Em alguns casos, é comum que se classifique erroneamente uma função apelativa como emotiva. Veja o caso da frase “Socorro!”. Se pensarmos que quem a grita deseja expressar seu desespero – Caracterizando função emotiva –, ficaremos parados lamentando o sofrimento alheio. Entretanto, se entendemos o grito como função apelativa – corretamente classificado –, logo nos prontificaremos a prestar auxílio.

Função fática:

É a função utilizada para abrir, fechar ou simplesmente testar o canal da comunicação. Pode ocorrer também como recurso para reforçar o envio da mensagem e sua recepção. Nas situações cotidianas, nem sempre carregamos de sentido específico as frases que construímos para iniciar uma comunicação. Nesses casos, ocorre igualmente função fática.

Exemplos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com