TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fabula Sua Relação Com A Lingua Portuguesa E Educação Fisica

Monografias: Fabula Sua Relação Com A Lingua Portuguesa E Educação Fisica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2013  •  1.391 Palavras (6 Páginas)  •  487 Visualizações

Página 1 de 6

MARCIA CRISTINA DOS REIS

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO........................................................................................................ 4

2. SÍNTESE REFLEXIVA........................................................................................... 5

3-CONSIDERAÇÕES FINAS......................................................................................9

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.....................................................................10

1- INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo estabelecer uma relação entre o conteúdo do texto ”Uma abordagem utilizada da aprendizagem” e o vídeo “As tranças de Bintou” inspirado em um livro literário.

O texto é bastante científico e reforça a proposta de um trabalho interdisciplinar envolvendo várias áreas de conhecimento com crianças, proporcionando um progresso significativo em seu desenvolvimento e aprendizagem como um todo. O professor nesta tarefa deve ser bastante observador em identificar o contexto social do aluno, sua vivência cultural, para melhor desenvolver suas atividades. No texto também fica evidente a preocupação do desenvolvimento cognitivo, raciocínio, imaginação.

Já o vídeo “As tranças de Bintou” traz uma história bastante interessante que mostra um pouco da cultura africana. É um vídeo curto de apenas 7 minutos, rica em cores, imagens, sons, que desperta a curiosidade da criança. A partir dessa história é possível elaborar várias atividades interdisciplinares, envolvendo áreas do conhecimento como matemática, história, artes. Atividades estas que bem elaboradas pelo professor, prazerosas e atrativas, usando-se a colagem, a dramatização, brincadeiras entre outras vão ao encontro da sugestão abordada no texto “Uma abordagem interdisciplinar da aprendizagem”.

2-SÍNTESE REFLEXIVA INTERDISSIPLINAR

A leitura do texto “Uma abordagem integrada da aprendizagem” vem reforçar a proposta de um trabalho pedagógico na Educação Infantil, baseado em atividades interdisciplinares. É possível em uma atividade abordar conhecimentos matemáticos, de história, literatura entre outros.

Nesta proposta o professor tem a função observar a vivência do seu alunado, que é ponto de partida para iniciar seu trabalho que não se pode restringir a teoria somente na fala, mas sim em atividades práticas, concretas usando-se do lúdico, da música em que a letra, o ritmo desenvolve aprendizagem da criança. Também a dramatização, a literatura, que incentiva a criança a contar suas histórias, relacionando fatos vividos.

Quando a criança aprende uma música na sua infância, na educação Infantil, ao ouvir essa mesma música quando adulto, suas lembranças voltam a “viver” aquele momento, assim também ocorre com uma imagem, um ritmo. Como diz o texto: melodias, letras, ritmos interessantes são usados para lembrar os consumidores de comprarem os produtos, pois são indicadores poderosos da memória. Durante séculos canções e baladas foram utilizadas para educar, até que surgiram a Escola e os livros.

A História “As tranças de Bintou” é um convite também para o trabalho interdisciplinar, não fragmentado O texto acima citado faz com que o leitor tenha uma visão ampla de como trabalhar o conhecimento como um todo, envolvendo vários conteúdos, em diversas áreas de conhecimento da criança.

O vídeo é bastante interessante, conta a historia de uma menina africana, que sonha em ter tranças longas, bonitas como sua irmã e as jovens mais velhas do seu grupo, porém só possui alguns birotes em sua cabeça.

Fica entristecida e pergunta ”quando vou poder ter tranças longas e bonitas”. Sua avó em sua sabedoria, ao visitar a menina, resolve presenteá-la com fitas coloridas e enfeita cada birote de Bintou, a criança fica feliz e é capaz de perceber que é possível ser bonita do jeito que ela é. O vídeo é bastante cativante e desperta a curiosidade na criança, em sua história em si, também pelas imagens, cores, músicas.

A partir da historia literária é possível realizar um trabalho envolvendo várias áreas do conhecimento. Cabe ao professor primeiramente observar, conhecer o contexto social, a vivência de seus alunos. Sendo possível abordar a questão dos valores, o respeito às diferenças, cultura de um povo.

Os conhecimentos matemáticos, a arte, a literatura entre outras, podem ser mediadas, apresentadas às crianças, por meio de atividades prazerosas bem elaboradas, levando em consideração a fase em que a criança se encontra.

Portanto na historia “As tranças de Bintou” é possível sim, iniciar um trabalho interdisciplinar, a criança observa tudo cada detalhe da história, principalmente se a criança conhece a historia por meio de vídeo. Trabalho este que pode ser elaborado pelo professor de maneira prazerosa, por meio de atividades evidentemente planejadas, por exemplo: o vídeo evidencia a presença de animais, plantas, a natureza é uma ótima oportunidade de trabalhar ciências, a importância da natureza, a fauna, a flora, claro usando uma linguagem adequada, levando em consideração que estamos falando de crianças da Educação Infantil.Portanto podem ser usadas nas atividades: a oralidade, a dramatização, rodas de conversas, brincadeiras de faz de conta, teatro. Esse com junto de atividades tendem a desenvolver a aprendizagem da criança, quando o professor tem o cuidado de conduzi-la de maneira espontânea , como próprio texto literário “uma abordagem integrada da aprendizagem” diz que no jogo dramático, quando o adulto fica por perto para capitalizar os “Movimentos de aprendizagem”, o que poderia ser uma atividade relaxante, deixa de ser e perde o seu valor. Já atividades com movimentos (internos e externos) favorecem a percepção sinestésico, atua como estimulador da retenção de informação.

Apresentação de 4 atividades a partir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com