TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As avaliações aplicadas pelo Governo para”medir” o aprendizado nos três graus de ensino

Artigo: As avaliações aplicadas pelo Governo para”medir” o aprendizado nos três graus de ensino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  Artigo  •  288 Palavras (2 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 2

As avaliações aplicadas pelo Governo para”medir” o aprendizado nos três graus de ensino são: o ensino fundamental que é avaliado através do Saeb, o ensino médio que é avaliado através do Enem e o ensino superior que é avaliado através do Provão.

Nos anos do governo Lula foram elaborados vários programas para a melhoria da educação, inclusão e diminuição do abandono em qualquer fase escolar.

Um dos programas foi voltado para a democratização do acesso a educação e a garantia de permanecia do aluno na escola. É claro que democratizar não significa construir mais escolas, mas ampliar o atendimento especialmente na zona rural.

Grande parte desses programas são voltados a democratização, qualidade social da educação, oferta de educação escolar e de outras modalidades de formação para todos com padrão de excelência e de adequação aos interesses da maioria da população. Os projetos também visam oferta de educação escolar e de outras modalidades de formação para todos com padrão de excelência e de adequação aos interesses da maioria da população, inclusão social, capacitação de professores e motivação para alunos e professores.

Houve também grande incentivo e projetos para ampliação de vagas nas universidades públicas para alunos de 18 a 24 anos.

Foram muitos projetos de incentivo a educação e de melhorias para que os alunos pudessem freqüentar a escola. Porém pouco tempo para a realização desses projetos (apenas 4 anos de principio), e as “barreiras” que o Governo enfrentou,e também o grande desvios de verbas, entre outras dificuldades envolvendo situações sócio econômicas (mesmo com programas como o Bolsa Escola) que não possibilitou a efetividade desses programas.

Bibliografia : Libânio, José Carlos; Oliveira, José Ferreira de ; Toschi, Mirza Seabra. Educação Escolar : políticas, estrutura e organização. 9.ed – São Paulo : Cortez, 2010 .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com