TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Flor Do Deserto

Ensaios: Flor Do Deserto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  1.488 Palavras (6 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 6

Flor do Deserto

O livro Flor do Deserto, conta a linda e sofrida trajetória de Waris Dirie. Nascida na Somália numa tribo de pastores, seus pais a submeteram a mutilação genital e o casamento forçado, a qual ela fugiu, farta das cruéis tradições.

As mulheres da Somália são a espinha dorsal da áfrica, e fazem a maior parte do trabalho pesado. Não tem poder de decisão sobre sua vida e seu corpo, sua existência não é para felicidade e prazer, tão somente para a dor e tristeza.

Waris foi mutilada inapropriadamente aos 5 anos, pratica esta que é considerada sagrada aos somalis pois consideram a mulher suja, lasciva e imprópria. Muitas meninas morrem por causa da cirurgia, que são feitas com métodos primitivos. Esse método tem predominância na Africa, mas existe com frequência em outros países.

Waris fugiu, atravessou o deserto enfrentando perigos inimagináveis, mas com sua coragem, forca de vontade e não conformismo, conseguiu alcançar seus objetivos, se tornando uma modelo famosa.

Hoje é embaixadora especial para a luta da circuncisão feminina.

Geração Roubada

O filme se baseia numa história real e relata a jornada de Molly uma menina aborígene com 14 anos, que vivia no Oeste da Australia, no ano de 1931.

O filme se passa num cenário em que vigorava uma lei na Austrália que era intolerável crianças mestiças, isto é, filhos deborígenes e pais brancos. Eram então separadas de sua família e levadas até campos de aprendizagem, onde elas eram "civilizadas" e forcadas a aceitar e submeter-se aos brancos. Depois disso eram enviadas a para trabalhar em instiuicoes do governo e da igreja em que eram fisicamente e sexualmente abusadas.

Molly foi também tirada de seus pais, junto com sua Irma e sua prima, porem incorformadas com a situação, as três decidem fugir, percorrendo dois mil quilômetros atravez do deserto australiano, enfrentando diversos perigos, alem de fugir do Modoo, homem que capturava os fugitivos, e também as armadilhas de Neville.

Tendo apenas o conhecimento de uma cerca que era separava os coelhos das plantações, as meninas chegaram em casa, e voltaram aos seu antigos costumes aborígenes.

Dez anos depois, Molly foi capturada novamente, porem dessa vez ela tinha duas filhas, Doris e Anna que foram separadas dela. Novamente Molly foge, mas só consegue levar Anna com ela e a mesma mais tarde lhe é tomada.

Vinte e oito anos depois, Doris reencontra sua Molly e passa a viver conforme a cultura aborígene, Anna no entanto nao quer nenhuma aproximação com o seu passado, pois havia se convertido nas crenças religiosas e conceitos aplicados a ela.

Australia

O filme se passa em 1939, no início da segunda guerra mundial, em que a lei da Australia permitia que crianças mestiças aborígenes fossem tiradas de suas famílias deixando seus costumes e para serem forçadas a aprender a servir os brancos.

Conta a historia de Sarah Ashley, uma inglesa que herdou do seu marido uma quantidade de gado e terras chamado "Faraway Downs", onde vive Nullah, um menino aborígene mestiço que vive com medo das autoridades o levem para Mission Island, escola religiosa onde confinavam as crianças mestiças da região.

Sarah conhece Drover, se apaixonam e juntos tentam salvar o seu patrimônio. Após Nullah perder sua mãe, o casal fica com ele e o protege, porem Nullah e capturado e levado a Ilha junto com muitas outras crianças. Em meio ao cenário de guerra, eles lutam para ficar juntos e conseguem recuperar o menino, porem não deixam que ele perca os seus costumes e tradições aborígene.

Direito - conceito

Direito pode se referir à ciência do direito ou ao conjunto de normas jurídicas vigentes em um país. Também pode ter o sentido de íntegro, honrado. É aquilo que é justo, reto e conforme a lei.

A ciência do direito é um ramo das ciências sociais que estuda as normas obrigatórias que controlam as relações dos indivíduos em uma sociedade. É uma disciplina que transmite um conjunto de conhecimentos relacionados com as normas jurídicas determinadas por cada país.

Para que serve:

O ser humano, por sua natureza, possui forças instintivas que atuam sobre ele, forças essas que influenciam na construção de seu mundo cultural.

Assim, para viver em sociedade, o homem deve passar por um processo de adaptação, e essas adaptações repercutem na formação da cultura de um determinado local e influenciam a vida em sociedade. O homem, assim, irá conviver e participar da vida em sociedade e para que essa convivência seja a mais harmônica deve haver normas e regras a serem seguidas.

hierarquia das leis brasileiras

• Lei constitucional

• A emenda constitucional é uma modificação na Constituição que deve ser aprovada por 3/5 das duas casas do Congresso, em dois turnos.

• Tratado internacional sobre Direitos Humanos aprovado pelo órgão legislativo e executivo, em rito semelhante ao de emenda à constituição

• Lei complementar -A lei complementar à Constituição é por esta definida quanto às matérias.

• Lei ordinária - A lei ordinária diz respeito à organização do poder judiciário e do ministério público, à nacionalidade, cidadania, direitos individuais, políticos e eleitorais, planos plurianuais e orçamentos e a todo o direito material e processual, como os códigos civil, penal, tributário e respectivos processos.

• Tratado internacional aprovado pelo órgão legislativo e executivo

• Medida provisória - Editada pelo presidente da república, deve ser submetida ao Congresso; não pode ser aprovada por decurso de prazo nem produz efeitos em caso de rejeição.

• Lei delegada - Elaborada pelo presidente, a partir de delegação específica do Congresso, mas não pode legislar sobre atos de competência do Congresso, de cada casa, individualmente, sobre matéria de lei complementar nem sobre certas matérias de lei ordinária.

• Decreto legislativo - É de competência exclusiva do Congresso Nacional, sem necessitar de sanção presidencial. A resolução legislativa também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com