TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funcoes

Monografias: Funcoes. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2013  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  775 Visualizações

Página 1 de 2

ula-tema 05: Administração de Micro e Pequenas Empresas

Nessa atividade você realizará a primeira tarefa de um empreendedor: a elaboração do “Plano de Negócios”.

O Plano de Negócios é um documento orientador que descreve as etapas para viabilização do negócio, permitindo um planejamento de sua constituição, bem como sua análise crítica, aumentando as possibilidades de sucesso do novo empreendimento.

O objetivo dessa atividade é a montagem de um Plano de Negócios simplificado para uma empresa fictícia que será criada por você. Por meio da elaboração desse plano, você será capaz de analisar as possibilidades de sucesso e fracasso da empresa que deseja criar, obtendo informações imprescindíveis ao futuro gestor de uma micro ou pequena empresa.

ATIVIDADE

Esta atividade e consiste na elaboração de um Plano de Negócios, resumido e simplificado, que servirá de orientação para o planejamento do futuro empreendedor, diminuindo os riscos e aumentando as chances de sucesso do empreendimento.

Passo 1: Para dar início ao plano de negócios, primeiramente você deverá compreender o modelo e seu significado, o que poderá ser feito por meio da análise e reflexão sobre os materiais a seguir:

FERRONATO, Airto João. Gestão Contábil-financeira de micro e pequenas empresas: sobrevivência e sustentabilidade. São Paulo: Atlas, 2011. Capítulos 1,2, 5 a 8 e 10 a 14.

ROSA, Cláudio Afrânio. Como elaborar um plano de negócio. Brasília: SEBRAE, 2007. Disponível em: <https://docs.google.com/open?id=0B1lfOtr2UH-EWllIaUhMcVJiaTg>. Acesso em: 23 nov. 2012.

Você sabe o que é um Plano de Negócio? SEBRAE SP. 2009. Descubra tudo sobre como se faz um plano de negócio em 91 segundos. [on line]. Disponível em: <https://docs.google.com/open?id=0B1lfOtr2UH-EaXZETHJqeFFuNVk>. Acesso em: 23 nov. 2012.

Dica: Os materiais indicados podem ser apenas o começo de seus estudos, que podem ser aprofundados com as indicações feitas no Saiba Mais (CLIQUE AQUI).

Passo 2: É muito importante que você debata com seus colegas sobre o segmento da empresa que será criada, refletindo sobre as necessidades atuais dos consumidores e também sobre os incentivos governamentais oferecidos às micro e pequenas empresas.

Por isso,no Ambiente Virtual de Aprendizagem, acesse o Fórum Geral para discutir e responder às seguintes questões:

Em que consiste o Plano de Negócios e qual sua importância?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com