TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Da Educação

Pesquisas Acadêmicas: Fundamentos Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  290 Palavras (2 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 2

Parte I – Colônia e Império

a) Explique: Como as reformas pombalinas foram aplicadas no Brasil?

Até o início do século XVIII, a ocupação européia no Brasil era basicamente rural. No entanto, adescoberta do ouro alterou esse panorama. Com a ocupação européia, o Brasil deixou de ser litoral expandindo assim sua população, a qual saltou de 300.000 habitantes para 3.000.000 no final deste século,sendo que, as características da mineração levaram a uma rápida urbanização dessa região. Contudo, o Brasil vivia um processo de intensificação da colonização e de profundas mudanças, onde a partirdos meados do século XVIII, disseminou-se pela Europa um conjunto de ideias que combatiam o Antigo Regime, ou seja, a sociedade de ordens.

Curiosamente, o Marquês de Pombal aliou essa série dereformas a uma administração extremamente autoritária e, apesar dessa característica de sua administração, suas reformas contribuíram para que se formasse no Brasil uma elite letrada que passou a criticarincisivamente a administração portuguesa no Brasil. Assim sendo, a intensificação da presença européia na América, as transformações na colonização, possibilitadas pela mudança das atividadeseconômicas, o surgimento de uma crítica ao Antigo Regime e às reformas pombalinas tornaram possível que se desenvolvesse no Brasil um pensamento autonomista que instrumentalizaria as revoltas que surgiram noBrasil contra a dominação portuguesa.

Portanto, na segunda metade do século XVIII ocorre uma estruturação perante a educação. O Marquês de Pombal, sendo o primeiro ministro de D. José I, rei dePortugal, retirou das mãos dos jesuítas o encargo de ministrar qualquer forma de educação em Portugal e em todo o território ultramarino. Com base nessa decisão, a responsabilidade pelo ensino foi atribuídaao Estado, onde várias reformas foram empreendidas e muitas delas vigoraram até as primeiras décadas do século XIX.

Também foi importante o papel desempenhado pelos estrangeirados, os quais... [continua]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com