TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Genero e Escola literaria Bras Cubas

Por:   •  25/4/2017  •  Dissertação  •  480 Palavras (2 Páginas)  •  2.542 Visualizações

Página 1 de 2

GÊNERO E ESCOLA LITERÁRIA

O romance Memórias Póstumas de Brás Cubas inaugurou o Realismo brasileiro, escola literária que teve como característica principal o racionalismo e cientificismo em total contradição aos princípios estilísticos do Romantismo (em que os heróis eram idealizados, sublimes e movidos por sentimentos extremos).

O Realismo foi um movimento artístico que se manifestou na segunda metade do século XIX. Caracteriza-se pela intenção de uma abordagem objetiva da realidade e pelo interesse por temas sociais. O envolvimento ideológico faz com que muitas vezes a forma e os acontecimentos descritos sejam excessivos para intensificar a denúncia social. O realismo apresenta um comportamento de reação ao subjetivismo do romantismo. Sua radicalização no sentido à objetividade sem conteúdo ideológico caminha ao naturalismo. Muitas vezes realismo e naturalismo se confundem.

Nesse contexto, houve duas vertentes do Realismo, a Psicológica, a qual Machado de Assis foi o principal protagonista – nela o foco da obra não são as ações em si, mas o modo como os personagens veem e sentem as circunstâncias que vivem; e a Naturalista a qual tem como principal autor Aluísio Azevedo (com as obras O Mulato e O Cortiço) – nela as ações humanas são determinadas pelo meio, tempo e hereditariedade, e em geral o homem aparece animalizado.

Ambas vertentes realistas possuam o foco no determinismo e crítica social, embora o Realismo Psicológico se enfoque mais na visão de mundo dos personagens, exibindo suas contradições (como podemos ver na pessoa de Brás Cubas e também em Bentinho de Dom Casmurro), ou seja aborda profundamente a singularidade e o caráter dos personagens.

A obra é realista por criticar com ironia e pessimismo as condições da época, no entanto não está isenta de características românticas que presenciam os romances, as paixões e os amores de Brás Cubas, ainda que o sonho de relações e casamentos perfeitos e as vertentes bem x mal, herói x vilão—situações tão tradicionais na ficção romântica—não existam e as personagens ajam intencionalmente por interesse de obter status na ascensão social através do casamento, como quando o pai de Brás Cubas almeja que ele se case com Virgília, filha do Conselheiro Dutra, político notável. E mesmo assim, Machado não condescende com o esquema sistematizado dos realistas, nem procura causas muito evidentes ou claras para a explicar a situação dos personagens. O fato do narrador procurar relatar suas memórias e reproduzir o passado faz com que o romance se enquadre de uma certa forma, em alguns elementos do romance impressionista.

Outros dois gêneros significativos, são as antecipações modernas da obra—a estrutura subdividida não-linear, a preferência pelo elíptico e alusivo e o posicionamento metalinguístico de quem escreve e se vê escrevendo. O caráter fantástico e realista, cômico e sério, e que mescla cartas e novelas a um enredo global, além de não haver nenhuma dignificação dos personagens e de suas ações, Memórias Póstumas de Brás Cubas foi descrito como o cômico-fantástico, também conhecido como literatura menipéia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (72.6 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com