TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Do Conehcimento

Dissertações: Gestao Do Conehcimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  2.335 Palavras (10 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 10

Porque as organizações devem implantar um projeto de Educação Corporativa aliada a Gestão do Conhecimento?

Uma organização corporativa é o guarda-chuva estratégico para o desenvolvimento e educação de funcionários, clientes e fornecedores, com o objetivo de atender às estratégias empresariais de uma organização.

Há uma variedade na termos usada em torno da idéia da educação continuada que

se fundamenta numa interpretação da educação como um processo que deve prolongar-se durante a vida adulta. Educação permanente, formação permanente, educação continuada, educação contínua, requalificação profissional e desenvolvimento profissional são termos em torno de um mesmo núcleo de preocupação.

A educação continuada consiste em um processo de aperfeiçoamento e atualização de

conhecimentos, visando melhorar a capacitação técnica e cultural do profissional, o principal objetivo da educação corporativa é evitar que o profissional se

desatualize técnica, cultural e profissionalmente, e perca sua capacidade de exercer a

profissão com competência e eficiência, causando desprestígio à profissão, além do sentimento de incapacidade profissional. Educação corporativa é, portanto, o conjunto de práticas educacionais planejadas para promover oportunidades de desenvolvimento do funcionário, com a finalidade de ajudá-lo a atuar mais efetiva e eficazmente na sua vida institucional.

A educação continuada faz parte de um sistema de educação por meio do qual os recursos humanos são aperfeiçoados para a vida e por meio dos mecanismos globais da cultura, de forma assistemática, e por meio da educação formal, não formal e informal, de forma sistemática.

Os programas de educação corporativa destacam-se como um sistema de desenvolvimento de pessoas e talentos humanos, alinhado às estratégias de negócio, que evidenciaram como poderosa fonte de vantagem competitiva. Ou seja, tais programas devem construir a ponte entre o desenvolvimento das pessoas e as estratégias de negócio da empresa, visando a uma vantagem competitiva.

A ORGANIZAÇÃO APRENDIZ

A aprendizagem organizacional ocorre mediante conhecimento e modelos mentais

compartilhados. Assim, as organizações podem aprender apenas na velocidade em que seu elo mais lento aprende. As organizações são como redes gigantescas de nós interconectados.

As mudanças feitas para melhorar o desempenho de uma de suas partes podem afetar

surpreendentemente as outras partes, freqüentemente com conseqüências negativas. Os mais bem-sucedidos programas de educação corporativa contam com os líderes empresariais como co-responsáveis pela aprendizagem organizacional e algumas vezes investidos no papel de treinadores e tutores de outros líderes. Mais ainda, os programas de sucesso assim o são por possuírem objetivos intimamente atrelados com a estratégia da empresa, de tal forma que passam a fazer parte integrante da própria estratégia ,apresentam resultados que podem ser mensurados e correlacionados com as competências essenciais diferenciadoras do sucesso ou do fracasso do negócio.

Estamos vendo mudanças significativas no no ambiente comercial, a educação está passando por uma grande trasnformação, devido a isso para manter competitivas, as empresas estão tendo de fazer mudanças com bastante frequencia. No entanto, a maioria dos esforços nesse sentido não tem trazido os resultados esperados. De uns tempos para cá, isso abriu caminho para uma nova e poderosa proposta:

A organização orientada para o aprendizado, por isso pode-se dizer que a era do planejamento está se transformando rapidamente em a era do conhecimento.

No Brasil, esse pensamento começa a expandir, na medida em que as empresas começam também a perceber a necessidade de repensar seus tradicionais centros de T&D (Treinamento eDesenvolvimento), de modo que possam contribuir com eficácia e sucesso para a estratégia empresarial, agregando valor ao resultado do negócio

Esta disciplina pretende lançar alguns aspectos importantes nesta reflexão sobre as

possibilidades, desafios e limitações de se estabelecer parcerias revitalizadoras

a esta nova modalidade de educação corporativa.

Uma organização corporativa deve estar envolvida em todas as fases da educação, desde identificar as necessidades atuais e futuras da empresa e elaborar os cursos até colocá-los em prática. A organização corporativa treina além de seu pessoal, clientes,

fornecedores e a comunidade onde está instalada.

CAPITAL INTELECTUAL: A RIQUEZA INVISÍVEL

Como coloca Tom Stewrt, um dos pais do capital intelectual: “Não se trata de revolução, muito menos de evolução; trata-se de uma revolta completa e generalizada na administração de empresas.”

Para entender essa forte expressão, muitos se perguntam qual é a relação entre o valor real de sua organização e o patrimônio líquido que será contabilizado no seu balanço patrimonial.

Isto significa que o patrimônio contabilizado (ativo tangível) dessas

organizações vale apenas 15% do seu valor total; 85%, portanto, representam o "ativo

intangível não contabilizado.

Podemos dizer que o capital intelectual de uma organização se soma as riquezas intangiveis , algo que não se pode somar ou fazer parte das estatiscas de uma empresa, sendo incluídos itens tão diversos como: pessoas, talentos, conhecimento, infomação, cultura organizacional, clima, liderança, organização e vários outros.

Podemos dividir o capital intelectual em 3 partes;

- Capital humano,

- Capital estrutural,

- Capital de clientes.

No capital humano podemo dizer que estariam todos os aspectos ligados às pessoas.

Capital estrutural, poderia ser ainda dividido em capital cognitivo, capital

motivacional e capital ideológico (aquele que trata das crenças, valores e paradigmas

arraigados na organização ).

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com